Ciudad Real

20 de outubro -30 de novembro de 2016

As comemorações do Dia Internacional começaram com a apresentação da exposição Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais (Outubro 20-09 novembro) eo subsequente trabalho de estudantes de centros de ensino locais em torno dos princípios da Carta das Cidades Educadoras. O Dia 30 teve lugar uma plenária do Conselho das Crianças no consistório da cidade, no decurso do qual a Presidenta Municipal de Ciudad Real, a Senhora Pilar Zamora, leu o Manifesto das Cidades Educadoras.

Lleida

1-30 de novembro de 2016

Por ocasião do Dia Internacional, Lleida organizou todos os tipos de manifestações previstas durante o mês de novembro; eventos como reuniões de membros do Conselho Plenário para Crianças e Adolescentes e especialistas do Observatório da Infância e Adolescência de Lleida, uma reunião com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, apresentações de livros, concertos, exposições, instalação de uma árvore da Cidade Educadora, etc.

Horizonte

28-30 Novembro 2016

A Semana da Cidade Educadora de Horizonte incluiu eventos para todos os públicos. Assim, no dia 28 de Novembro, realizou-se uma palestra em todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil, sob a “Ideia do Comprometer-se” onde cada escola abordou um tema sobre a cidade educadora com sentido de compromisso cidadão. Também, se realizaram palestras nas praças e outras instituições municipais respeito do conceito da Cidade Educadora. No dia 29, se realizou o Fórum Intersetorial: Horizonte Cidade Educadora com a presença dos membros da gestão que findara sua administração em 2016, os novos gestores para o período de 2017 a 2020 e outros atores sociais que integram o Sistema de Garantias de Direitos e Políticas Públicas existentes. Na ocasião, os membros da nova gestão -o Senhor Prefeito, a Senhora Vice-prefeita, os Senhores Vereadores e membros da equipe técnica- assinaram o Pacto da Cidade Educadora, manifestando seu compromisso com a política de Cidades Educadoras. Finalmente, no dia da Cidade Educadora, no dia 30, se inaugurou a “Mostra Horizonte Cidade Educadora”.

Valongo

30 de novembro de 2016

A cidade acolheu um seminário sobre Educação e Cidadania e a cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência escolar.

Vila Franca de Xira

30 de novembro de 2016

O programa de Vila Franca de Xira incluiu uma sessão de hidroginástica, visitas guiadas a vários museus, ações de animação da leitura, uma visita à oficina educativa, uma leitura dramatizada de poemas e uma conversa com a autora Ana Paula Figueira, etc.

Vila Real

30 de novembro de 2016

Em Vila Real foi preparado um programa que incluiu a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras, a apresentação de um documentário sobre o projeto de Vila Real, Cidade Educadora, uma largada de balões, uma gala solidária,etc.

Vila Nova de Famalicão

30 de novembro de 2016

As escolas de Vila Nova de Famalicão elaboraram murais e árvores com mensagens sobre Cidade Educadora com o propósito de divulgar o conceito nos seus centros escolares. Também foram organizadas outras iniciativas tais como: presentações teatrais, exposições, etc.

Vitoria-Gasteiz

30 de noviembre de 2016

Leitura do Manifesto das Cidades Educadoras. Conferência "Cidade Educadora e Segregação escolar".

Gijón-Xixón

30 de novembro de 2016

As comemorações do Dia Internacional de Gijón / Xixón tevem lugar na Plaza Mayor e na Câmara Municipal. Na Plaza Mayor, houve uma sessão de narrativa teatral. Mais tarde, houve na Câmara uma recepção em reconhecimento das entidades da comunidade educativa da cidade.

Ciutadella

30 de novembro de 2016

Ciutadella celebrou o Dia Internacional com uma cerimônia na Praça da Catedral, durante a qual o Presidente da cidade leu o Manifesto Cidades Educadoras e apresentou um vídeo sobre os Direitos das Crianças que envolveram os alunos de diferentes escolas da cidade. A cerimônia terminou com um concerto.

Castelló

30 de novembro de 2016

Castellón comemorou o Dia Internacional com o lançamento de um Conselho Municipal da infância, a elaboração de um mural na Praça Maior e uma homenagem aos professores e professores aposentados na cidade.

Gandía

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Alcoy

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Ciudades Educadoras.

Sabadell

30 de novembre de 2016

O Manifesto das Cidades Educadoras foi lido na reunião do Conselho Municipal Cidadão Cidade e Escola.

Albacete

30 de novembro de 2016

Albacete organizou uma exibição do filme "Estrada para a escola" no Cinema Municipal. No mesmo evento, o Manifesto das Cidades Educadoras foi lido.

Río Cuarto

30 de novembro de 2016

A Câmara Municipal de Rio Cuarto declarou o 30 de novembro como o Dia Internacional da Cidade Educadora de interesse legislativo, educativo e social.

Pilar

30 de novembro de 2016

As Escolas municipais organizaron um dia aberto em que os professores e os alunos mostraram o seu trabalho. Na Casa da Cultura, os alunos de um workshop artístico fizeram um show de suas obras. Finalmente, no centro do Pilar fou realizada uma atividade de sensibilização sobre as deficiencias para um público infantil.

Binissalem

30 de novembro de 2016

A cidade organizou um debate sobre o projeto Binissalem Cidade Educadora

Figueres

30 de novembro de 2016

Leitura Pública do Manifesto das Cidades Educadoras

Parets del Vallès

30 de novembro de 2016

Parets del Vallés preparou várias atividades para o Dia Internacional: uma exposição fotográfica que ilustra os princípios da Carta das Cidades Educadoras, a leitura pública do Manifesto de Cidades Educadoras, dinâmicas participativas nas escolas, actividades de lazer , etc.

Villena

30 novembro de 2016

A celebração do Dia Internacional de Villena incluiu um ato de reconhecimento a instituições de ensino e cidade socio-sanitária, lendo o manifesto Cidades Educadoras e uma conferência plenária.

Valdepeñas

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras

Vila-real

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Valdemoro

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Ceuta

30 de novembro de 2016

Ceuta celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora com um evento no Teatro del Revellín, que teve a participação de estudantes das escolas locais. Nele foi lido o Manifesto das Cidades Educadoras, um vídeo sobre Cidades Educadoras foi apresentado e um grupo de alunos fez uma performance sobre as actividades da guia educativa "Ceuta ensina".

Cascais

30 de novembro de 2016

Cascais tem preparada a comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora com atividades para todas as idades em todo o tipo de espaços e momentos. Assim, as crianças de Cascais trabalharão o conceito de Cidade Educadora e elaborará um Manifesto local das crianças que será apresentado numa cerimónia. Simultaneamente, serão disponibilizados, em pontos estratégicos de diferentes bairros da cidade, murais para que os cidadãos possam partilhar o que é para eles uma Cidade Educadora. Alternadamente, varias áreas e centros municipais (Jardins de Infância, Centros de Dia) e outros atores locais terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Finalmente, o Presidente da Câmara de Cascais lerá publicamente o Manifesto das Cidades Educadoras.

Vitória

14 de dezembro de 2016

O auditório da Prefeitura de Vitória recebeu no 1 de dezembro a 1ª Conferência Municipal Vitória Cidade Educadora. O evento contó com a palestra "Contribuições de Paulo Freire para pensar o que é uma cidade educadora", ministrada pelo professor doutor Valter Martins Giovedi, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ponta Delgada

5 dezembro 2016

Como parte das comemorações do Dia Internacional, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada assinou protocolos de apoio bibliotecas de várias escolas da cidade.

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa