Lomé

15 de outubro - 30 de novembro de 2016

A capital togolesa inclui na celebração do Dia internacional da Cidade Educadora duas atividades de sensibilização à comunidade. Por um lado, uma atividade de sensibilização sobre a necessidade de salubridade e da gestão comum do espaço público dando especial importância à corresponsabilidade da comunidade na sua manutenção. Por outro lado, Lomé continua desde o dia 24 de outubro a campanha de registo dos recém nascidos da cidade destacando a importância da sua realização para que possam aceder aos serviços públicos e ser cidadãos de pleno direito.

Ciudad Real

20 de outubro -30 de novembro de 2016

As comemorações do Dia Internacional começaram com a apresentação da exposição Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais (Outubro 20-09 novembro) eo subsequente trabalho de estudantes de centros de ensino locais em torno dos princípios da Carta das Cidades Educadoras. O Dia 30 teve lugar uma plenária do Conselho das Crianças no consistório da cidade, no decurso do qual a Presidenta Municipal de Ciudad Real, a Senhora Pilar Zamora, leu o Manifesto das Cidades Educadoras.

Barcelona

9-30 de novembro de 2016

A Cidade de Barcelona preparou um programa com todo tipo de atividades ao longo do dia 30 de novembro em Hospital de Sant Pau. Como preparação da jornada, ao longo do mês de novembro haverá um ciclo de conferências intitulado "Cidades + humanas" (www.fad.cat/citytocity)

Sant Boi de Llobregat

30 de outubro de 2016

O Município de Sant Boi de Llobregat organizou no passado 30 de outubro o Fórum da Educação Local; uma oportunidade para o diálogo entre professores, profissionais da educação e as famílias em torno da inovação educativa.

Lleida

1-30 de novembro de 2016

Por ocasião do Dia Internacional, Lleida organizou todos os tipos de manifestações previstas durante o mês de novembro; eventos como reuniões de membros do Conselho Plenário para Crianças e Adolescentes e especialistas do Observatório da Infância e Adolescência de Lleida, uma reunião com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, apresentações de livros, concertos, exposições, instalação de uma árvore da Cidade Educadora, etc.

Maó

1-30 de novembro

Durante o mês de novembro realizam-se várias ações sob o conceito de Cidade Educadora tais como a apresentação de projetos educativos, ações contra a violência de género [25/11], a celebração da convenção dos direitos da infância 20N, uma ação que sublinha o carácter de Maó como cidade de acolhimento para pessoas refugiadas, a leitura do manifesto de Cidade Educadora, etc.).

Mislata

1-30 de novembro de 2016

O Município de Mislata conjuntamente com a Associação Solidarykids organiza a iniciativa “Põe-te nos meus sapatos”, um projeto solidário destinado a recolher calçado nos centros escolares da cidade para ser enviado para a zona de Epiros (Grécia) a fim de satisfazer as necessidades dos refugiados sírios que ali se encontram. O projeto conta também com uma faceta de sensibilização do público infantil e juvenil. A iniciativa culminará no dia 30 de novembro com a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora.

Guadalajara

1-30 de novembro de 2016

A capital de Jalisco preparou atividades de difusão da Carta das Cidades Educadoras, oficinas de teatro que abordarão temas e valores como a convivência a tolerância, mostra de tradições locais, atuações musicais, várias ações de sensibilização ecológica, iniciativas de fomento da leitura entre população de todas as idades, etc.

León

4-30 de novembro de 2016

León preparou um programa com atividades que começa com a celebração do Dia dos mortos, o Festival Internacional de cinema de León, atividades como o Danzón y las Manos leonesas, a nomeação de promotores da cidadania, o Fórum Educativo, um concurso de oratória, um Desfile, o Dia Nacional do Livro, a celebração do Dia da Infância, uma visita às hortas escolares e ao Museu Verde.

L’Hospitalet de Llobregat

15-30 de novembro de 2016

L'Hospitalet de Llobregat celebrará o Dia Internacional da Cidade Educadora organizando ações de 15 a 30 de novembro durante os quais se celebrará a figura da pedagoga Marta Mata. O programa contém uma reunião da Rede Aprendizagem-serviço da Rede Espanhola de Cidades Educadoras, concertos, exposições, conferências, etc.

Pergamino

30 de novembro de 2016

O Conselho Local de Cidades Educadoras de Pergamino realizará conjuntamente um mural comemorativo num espaço central da cidade. Acompanharão a atividade diversas expressões artísticas. Paralelamente, o Presidente da Câmara Municipal de Pergamino lerá o Manifesto das Cidades Educadoras. Durante as semanas anteriores ao evento, serão realizadas outras atividades complementares como a celebração do 121º aniversário de Pergamino, o Dia da Família (no parque de Pergamino), a Feira do livro e a iniciativa Arte com Causa.

Illescas

21 de novembro de 2016

O Município de Illescas porá à disposição dos centros escolares a atividade
“Aprende Inglês através do Teatro” na Casa da Cultura de Illescas.

Nàquera

22 de novembro - 1 de dezembro de 2016

Náquera tem preparado um programa com atividades tão diversas como o Concurso de desenho “Náquera Limpa” – no qual participam alunos do Centro de Educação Emilio Lluch, sendo que o desenho vencedor será escolhido para o cartaz da campanha - uma jornada de portas abertas na Câmara Municipal de Náquera, espetáculos de Teatro, etc.

Mataró

22 de novembro - 1 de dezembro de 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Mataró lerá o Manifesto das Cidades Educadoras na reunião plenária do Conselho da Infância da cidade, que tem lugar no dia 22 de novembro. Posteriormente, no dia 1 de dezembro será lido e votada a adesão ao Manifesto na Sessão de Câmara

Turín

23-27 de novembro

A cidade de Turim inclui no programa do Dia Internacional da Cidade Educadora as atividades do Festival da Educação que se celebrará na capital piemontesa de 23 a 27 de novembro.

Olot

23-30 de novembro de 2016

Olot dará início às celebrações do Dia Internacional com o Congreso de Feiras da Catalunha (23-24/11) continuará con ações como un Passeio de Bicicleta pela cidade (25/11), as IV Jornadas de Conservação da Flora e da Fauna (28-30/11), uma atuação teatral infantil sobre As quatro estações (29/11), uma jornada de formação dos trabalhadores dos Jardins de Infância Municipais (30/11), um Encontro da Comissão de Estudantes do Conselho Escolar Municipal (30/11), uma reunião do Conselho da Infância de Olot (30/11), debates, apresentações de livro, reuniões de clubes de leitura, projeção de filmes, etc.

Vila Verde

23-30 de novembro de 2016

Em Vila Verde o Dia Internacional foi celebrado com a apresentação do boletim comemorativo e uma sessão de divulgação de técnicas de mapeamento e monitorização do Projeto Rios para alunos do ensino secundário.

La Vall d’Uixó

27-30 de novembro de 2016

Vall d’Uixó organizará atividades nos días 27 de novembro e 30 de novembro. No dia 27 será projetado o filme “Caminho para a escola”. Para o dia 30 de novembro está programada uma sessão de Grafitis para alunos do ensino secundário. Também haverá uma reunião do Conselho da Infância na Sala de Sessões da Câmara Municipal. Finalmente, pela tarde, no exterior dos vários centros educativos terá lugar a atividade “Brinquemos na Rua”.

Playa del Carmen

27 de novembro de 2016

As diferentes direções municipais sairão à rua nos diversos bairros da cidade assim como na Praça principal de Plata del Carmen para informar os cidadãos e cidadãs sobre o trabalho educativo que cada um deles realiza assim como os projetos inseridos no Plano municipal 2017.

Penalva do Castelo

27-30 de novembro de 2016

A celebração do Dia Internacional em Penalva do Castelo centrará a sua atenção nas atividades de conhecimento do património para pessoas com incapacidade visual e na deteção de obstáculos que impeçam o seu usufruto pleno.

Colima

27 de novembro de 2016

O Presidente de Colima fará uma leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras numa ação que terá lugar no dia 27 de novembro na Câmara Municipal da cidade. Outras atividades incluídas na jornada são a Via Recreativa e uma sessão de sensibilização para as incapacidades.

Rennes

28-29 de novembro

A cidade de Rennes preparou um programa no qual se destaca uma mesa redonda de cidades membro, a leitura do Manifesto do Dia Internacional, a apresentação do projeto educativo local a cargo da Presidente de Rennes, uma conferência sobre o lugar de la infância na cidade, uma visita de estudo ao eco-bairro de La Courrouze, etc.

Horizonte

28-30 Novembro 2016

A Semana da Cidade Educadora de Horizonte incluiu eventos para todos os públicos. Assim, no dia 28 de Novembro, realizou-se uma palestra em todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil, sob a “Ideia do Comprometer-se” onde cada escola abordou um tema sobre a cidade educadora com sentido de compromisso cidadão. Também, se realizaram palestras nas praças e outras instituições municipais respeito do conceito da Cidade Educadora. No dia 29, se realizou o Fórum Intersetorial: Horizonte Cidade Educadora com a presença dos membros da gestão que findara sua administração em 2016, os novos gestores para o período de 2017 a 2020 e outros atores sociais que integram o Sistema de Garantias de Direitos e Políticas Públicas existentes. Na ocasião, os membros da nova gestão -o Senhor Prefeito, a Senhora Vice-prefeita, os Senhores Vereadores e membros da equipe técnica- assinaram o Pacto da Cidade Educadora, manifestando seu compromisso com a política de Cidades Educadoras. Finalmente, no dia da Cidade Educadora, no dia 30, se inaugurou a “Mostra Horizonte Cidade Educadora”.

Girona

28 de novembro de 2016

No dia 28 de novembro terá lugar na Casa da Cultura de Girona a inauguração da Exposição Cidades Educadoras: Ações Locais, Valores Globais. A exposição permanecerá em Girona até ao dia 9 de dezembro.

Sant Feliu de Llobregat

28 de novembro de 2016

O Presidente de Sant Feliu de Llobregat leu o Manifesto das Cidades Educadoras na sessão plenária de novembro da Câmara Municipal de Sant Feliu. Paralelamente, os alunos da Aula Sant Feliu e da Escola de Adultos participaram numa ação simbólica de plantação de uma árvore da paz (Ginko Biloba, sobrevivente de Hiroshima).

Benetússer

28 de novembro de 2016

As Vereadoras de Juventude e Educação de Benetússer organizarão um concurso de grafitis nos centros educativos do município com o qual se pretende trabalhar os valores da Cidade Educadora.

Canovelles

29 de novembro de 2016

O Auditório Can Palots acolherá a inauguração da exposição "Canovelles Cidade Educadora, um olhar retrospetivo" no próximo dia 29 de novembro. Assinalando a comemoração desta data, será lido publicamente o Manifesto das Cidades Educadoras.

Valongo

30 de novembro de 2016

A cidade acolheu um seminário sobre Educação e Cidadania e a cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência escolar.

Vila Franca de Xira

30 de novembro de 2016

O programa de Vila Franca de Xira incluiu uma sessão de hidroginástica, visitas guiadas a vários museus, ações de animação da leitura, uma visita à oficina educativa, uma leitura dramatizada de poemas e uma conversa com a autora Ana Paula Figueira, etc.

Vila Real

30 de novembro de 2016

Em Vila Real foi preparado um programa que incluiu a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras, a apresentação de um documentário sobre o projeto de Vila Real, Cidade Educadora, uma largada de balões, uma gala solidária,etc.

Vila Nova de Famalicão

30 de novembro de 2016

As escolas de Vila Nova de Famalicão elaboraram murais e árvores com mensagens sobre Cidade Educadora com o propósito de divulgar o conceito nos seus centros escolares. Também foram organizadas outras iniciativas tais como: presentações teatrais, exposições, etc.

Vitoria-Gasteiz

30 de noviembre de 2016

Leitura do Manifesto das Cidades Educadoras. Conferência "Cidade Educadora e Segregação escolar".

Saha-gu

30 de novembro de 2016

Visita de estudo das cidades membro coreanas ao projeto de renovação do bairro cultural de Gamcheon (Saha-gu), iniciativa que foi uma das 3 vencedoras da primeira edição do Prémio Cidades Educadoras.

Loulé

20-30 de novembro de 2016

O programa de atividades de Loulé inclui conferências, cine fórum, concertos, exposições, etc.

Documentos

Gijón-Xixón

30 de novembro de 2016

As comemorações do Dia Internacional de Gijón / Xixón tevem lugar na Plaza Mayor e na Câmara Municipal. Na Plaza Mayor, houve uma sessão de narrativa teatral. Mais tarde, houve na Câmara uma recepção em reconhecimento das entidades da comunidade educativa da cidade.

Ciutadella

30 de novembro de 2016

Ciutadella celebrou o Dia Internacional com uma cerimônia na Praça da Catedral, durante a qual o Presidente da cidade leu o Manifesto Cidades Educadoras e apresentou um vídeo sobre os Direitos das Crianças que envolveram os alunos de diferentes escolas da cidade. A cerimônia terminou com um concerto.

Castelló

30 de novembro de 2016

Castellón comemorou o Dia Internacional com o lançamento de um Conselho Municipal da infância, a elaboração de um mural na Praça Maior e uma homenagem aos professores e professores aposentados na cidade.

Málaga

20-30 de novembro de 2016

O programa de celebração da Jornada em Málaga inclui atividades tão diversas como a leitura do Manifesto, uma assembleia escolar, um circuito sensorial, uma oficina de arquitetura, um concerto, etc.

Documentos

Gandía

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Alcoy

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Ciudades Educadoras.

Sabadell

30 de novembre de 2016

O Manifesto das Cidades Educadoras foi lido na reunião do Conselho Municipal Cidadão Cidade e Escola.

Albacete

30 de novembro de 2016

Albacete organizou uma exibição do filme "Estrada para a escola" no Cinema Municipal. No mesmo evento, o Manifesto das Cidades Educadoras foi lido.

Río Cuarto

30 de novembro de 2016

A Câmara Municipal de Rio Cuarto declarou o 30 de novembro como o Dia Internacional da Cidade Educadora de interesse legislativo, educativo e social.

Pilar

30 de novembro de 2016

As Escolas municipais organizaron um dia aberto em que os professores e os alunos mostraram o seu trabalho. Na Casa da Cultura, os alunos de um workshop artístico fizeram um show de suas obras. Finalmente, no centro do Pilar fou realizada uma atividade de sensibilização sobre as deficiencias para um público infantil.

Binissalem

30 de novembro de 2016

A cidade organizou um debate sobre o projeto Binissalem Cidade Educadora

Figueres

30 de novembro de 2016

Leitura Pública do Manifesto das Cidades Educadoras

Bilbau

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras feita por 4 estudantes com mérito académico reconhecido.

Parets del Vallès

30 de novembro de 2016

Parets del Vallés preparou várias atividades para o Dia Internacional: uma exposição fotográfica que ilustra os princípios da Carta das Cidades Educadoras, a leitura pública do Manifesto de Cidades Educadoras, dinâmicas participativas nas escolas, actividades de lazer , etc.

Villena

30 novembro de 2016

A celebração do Dia Internacional de Villena incluiu um ato de reconhecimento a instituições de ensino e cidade socio-sanitária, lendo o manifesto Cidades Educadoras e uma conferência plenária.

Bolonha

19-30 de novembro de 2016

Reunião do Executivo Municipal sob o tema do Dia Internacional da Cidade Educadora e dos direitos das crianças. Na sessão será divulgado o Manifesto dos Autarcas das Cidades Educadoras. O evento faz parte do programa de atividades "Bolonha: uma cidade para as crianças. 40 + 1 direito para cada um de nós = 41 direitos para todos".

Silves

30 de novembro de 2016

O programa de atividades inclui exposições, atuações, conferências, atividades desportivas, concertos, etc. Para mais informação contacte educacao@cm-silves.pt

Valdepeñas

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras

Vila-real

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Valdemoro

30 de novembro de 2016

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Ceuta

30 de novembro de 2016

Ceuta celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora com um evento no Teatro del Revellín, que teve a participação de estudantes das escolas locais. Nele foi lido o Manifesto das Cidades Educadoras, um vídeo sobre Cidades Educadoras foi apresentado e um grupo de alunos fez uma performance sobre as actividades da guia educativa "Ceuta ensina".

San Bartolomé de la Tirajana

30 de novembro de 2016

Apresentação do Guia Municipal de Atividades Educativas aos centros educativos.

Castelfiorentino

30 de novembro de 2016

Esta localidade florentina abrirá em horário excecional o Centro para a Infância, a adolescência e a família para uma cerimónia.

Zaragoza

30 de novembro de 2016

A capital aragonesa preparou um programa que inclui atividades dirigidas ao público escolar, uma reunião de apresentação do conceito de Cidade Educadora aos municípios aragoneses, uma conferência para o público em geral, a leitura do Manifesto de Cidade Educadora e a entrega dos Prémios Exducere.

Caguas

30 de novembro de 2016

A cidade porto riquenha organiza uma sessão onde será lido o Manifesto das Cidades Educadoras e se assinará um Pacto Local com as instituições educativas reafirmando o compromisso da Administração local e das entidades da sociedade civil com a educação.

Rivas Vaciamadrid

30 de novembro de 2016

Leitura e aprovação na reunião de Câmara do Manifesto das Cidades Educadoras.

Frontignan

30 de novembro de 2016

Frontignan organizará a leitura e assinatura pública do Manifesto das Cidades Educadoras. Simultaneamente, terá lugar a apresentação de um livro sobre o Centro sociocultural Les Mouettes assinalando o 70º aniversário de um espaço que foi criado para acolher crianças vitimas da guerra e familiares de deportados e que, atualmente, está destinado aos tempos livres da infância.

Ontinyent

30 de novembro de 2016

Leitura em Assembleia Municipal do Manifesto das Cidades Educadoras. Igualmente, no campus da Universidade de Valência em Ontinyent terá lugar um debate sobre "Finlândia-Itália: dois países, dois modelos de escola".

Matosinhos

30 de novembro de 2016

O Município de Matosinhos preparou um programa com sessões para pessoas de todas as idades. As atividades terão início com uma leitura a cargo de alunos do primeiro ciclo e continuarão com várias conferências sobre a relação entre a leitura, o empreendedorismo e as Cidades Educadoras e uma atuação musical.

Sorocaba

30 de novembro de 2016

O Parque Tecnológico de Sorocaba acolherá no dia 30 de novembro uma reunião sobre "Importância das Ciudades Educadoras no contexto regional" nela participarão os 27 presidentes/prefeitos de Câmara/Prefeitura da região metropolitana de Sorocaba, professores da Rede Municipal de Ensino e representantes do mundo universitário. Esta ação contará com uma sessão de abertura a cargo do Prefeito Pannunzio, uma conferência do Secretário de Educação, Sr. Flaviano Agostinho Neto e a apresentação de experiências de três cidades.

Rosario

30 de noviembre de 2016

Los actos del Día Internacional de la Ciudad Educadora en Rosario se concentrarán en el Centro Cultural Fontanarrosa. Entre otros actos, habrá una feria de proyectos de diferentes áreas de la Municipalidad, la presentación del libro "Responsabilidad Social en acción. El ejemplo de los Emprendedores Sociales” a cargo del Dr. Bernardo Kliksberg, un concierto de una banda juvenil y una muestra de teatro inclusivo. El acto contará con la presencia de la Intendenta de Rosario quien leerá el Manifiesto de las Ciudades Educadoras.

Documentos

Paços de Ferreira

30 de noviembre de 2016

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras promoveremos o encontro:
“EDUCAÇÃO em Paços de Ferreira: COMPROMISSOS PARA O FUTURO” e “A Construção Local da Educação – O Projeto Educativo Municipal”. Também a Assinatura digital, alusiva ao Dia Internacional das Cidades Educadoras, nos endereços eletrónicos da câmara municipal.

General Alvear

30 de novembro de 2016

La celebración del Día Internacional en General Alvear tendrá el epicentro en la Plaza Departamental donde habrá actividades de concienciación de las barreras con que se encuentran los discapacitados, de prevención de la violencia de género, de promoción de un consumo saludable, actividades para las personas mayores, etc, En un acto oficial posterior, el Intendente de General Alvear leerá el Manifiesto de las Ciudades Educadoras. Más allá de la Plaza departamental, se organizarán actividades de difusión de los principios de la Carta de Ciudades Educadoras en los centros educativos, el área de salud municipal ofrecerá controles de salud en la calle, los centros educativos superiores mostrarán en la calle su oferta educativa, se realizarán dos talleres de gestión y reciclaje de residuos.

Porto

30 novembro 2016

La ciudad de Porto ha preparado un programa de visitas de los alumnos de los centros escolares de primaria y secundaria a varios proyectos, centros y equipamientos municipales. Así, los alumnos podrán visitar el Centro Inderdisciplinar de Investigación marina y medioambiental, el programa Aulas sin fronteras, el proyecto Ciudadano protegido, actividades de despertar artístico, científico, de promoción de la lectura, etc.

Granollers

30 de novembro de 2016

O programa de Granollers conta com a sessão inaugural do ciclo “Cinema e Ciudad Educadora”, uma exposição fotográfica de projetos educadores da cidade, a apresentação de uma coleção de cromos com fotos históricas da cidade, um espaço de encontro no qual os cidadãos poderão explicar as suas vivências educativas e educadoras, a leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras, a apresentação da 14ª edição da BOLSA Maria Gaja para projetos educativos com valores cívicos e o debate sobre Cultura e Educação entre o professor da UAB Nicolás Barbieri e a filósofa Lali Bosch.

Argamasilla de Calatrava

30 de novembro de 2016

A jornada começará com a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras a cargo da Presidente da Câmara de Argamasilla de Calatrava. Seguidamente, terá lugar o encontro intergeracional entre mulheres "PartilhandoTempos", uma sessão de contos nos centros escolares da ciudad, o projeto de Educação cultural e de preservação do património "Adota um monumento", uma rota teatralizada à volta do património de Argamasilla, um encontro entre seniores e crianças, uma atividade de participação dos jovens no desenho da cidade, ações de sensibilização sobre o desporto adaptado para pessoas com incapacidade e sobre a diversidade. A jornada encerrará com uma ação de reconhecimento à comunidade educativa.

Documentos

San Francisco

30 de novembro de 2016

Conjuntamente com General Alvear, a cidade organizará um evento de difusão das atividades educativas pelos distintos departamentos e áreas municipais assim como para as diferentes entidades educativas da sociedade civil. Serão divulgadas experiências educativas destinadas a todas as etapas da vida. Para isso, será organizada uma Feira, um espaço expositivo dos centros educativos, atuações musicais e artísticas, mostras de desporto, de educação ambiental, educação para a saúde, educação rodoviária, educação sexual, etc.

Mutxamel

30 de novembro de 2016

O Presidente de Mutxamel fará a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras junto à entrada do edifício da Câmara Municipal com a presença dos vereadores, representantes dos diferentes grupos políticos, centros educativos, entidades da sociedade civil. Seguidamente, representantes dos alunos apresentarão o trabalho realizado pelos centros da cidade sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras. Outras das ações da jornada serão uma apresentação do desenvolvimento de Mutxamel como Cidade Educadora e uma atuação dos alunos/as do Conservatório.

Évora

30 de novembro de 2016

Ao longo do quarto trimestre de 2016, foi passando pelas principais praças de Évora uma exposição, que contou com o contributo de entidades sociais, educativas, culturais e desportivas na construção de uma Cidade Educadora. Para o dia 30 de novembro, Évora tem programado um seminário, no qual se debaterá sobre os três pilares necessários para a construção de uma Cidade Educadora. Durante o mês de dezembro será feito um circuito por várias instituições da cidade para favorecer um melhor cinhecimento mútuo. Finalmente, Évora vai organizar uma Caminhada da Família Educadora no mês de maio de 2017.

Torres Novas

30 de novembro de 2016

Torres Novas celebrará o seu 10º aniversário como Cidade Educadora com as atividades de plantação de pinheiros (inserida na celebração da Semana portuguesa da reflorestação), uma ação de sensibilização ecológica no rio Almonda, uma visita guiada à exposição Estreia, a apresentação do programa local sobre a Cidade amiga das crianças e a projeção do filme "Ou todos ou nenhum".

Paredes

30 de novembro de 2016

Paredes preparou um programa com atividades para público de todas as idades em vários pontos do seu território. Entre as atividades destaca-se a criação de um logotipo humano que reproduzirá a mão identificativa do movimento das Cidades Educadoras.

Avilés

30 de novembro de 2016

A Presidente da Câmara Municipal de Avilés iniciará o programa com a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras na Escola Infantil La Toba. Seguidamente, com a participação dos educadores, famílias e alunos da Escola será organizado um passeio por Avilés onde estarão recriados espaços e monumentos representativos da cidade utilizando materiais reciclados. A jornada contará também com outras atividades de sensibilização como la projeção de um vídeo sobre o projeto "Somos responsáveis" e uma visita à horta escolar.

Burjassot

30 de novembro de 2016

Burjassot fará coincidir a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora, com a sessão de investidura da Assembleia Municipal Infantil; uma proposta de participação e consciência cidadã, em que se pretende criar um espaço de decisão real pelas crianças, com iniciativas e propostas para o município. Na atividade participarão centros escolares, associações, e clubes desportivos. A atividade terá lugar no Salão de Reuniões da Câmara Municipal e será transmitida em direto. No fim da sessão, o Presidente de Burjassot lerá o Manifesto da Cidade Educadora e serão realizadas atividades de animação de rua.

Sant Just Desvern

30 de novembro de 2016

Sant Just Desvern preparou conjuntamente com várias entidades da sociedade civil e centros educativos um programa que contempla atividades como a leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras, intervenções dos alunos do Instituto local, atuações dos alunos das oficinas de música, jogos infantis, construção em rede da cidade, etc.

Terrassa

30 de novembro de 2016

As atividades do Dia internacional começarão em Terrassa com uma reunião da Rede de entidades Terrassa Educa. Seguidamente, terá lugar uma sessão institucional aberta aos cidadãos, que contará com uma conferência sobre o conceito de Cidade Educadora a cargo do filósofo, Sr. Joan Manoel Del Pozo, a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras por representantes da Rede Terrassa Educa e um discurso de encerramento da sessão pelo Presidente da Câmara de Terrassa.

Santo André

30 de novembro de 2016

O Município/Prefeitura de Santo André acolherá uma Audiência Pública para debater com representantes das diferentes áreas municipais e das entidades da sociedade civil os eixos de ação para a planificação de políticas efetivas de Cidade Educadora. Paralelamente, um grupo de crianças trabalhará a Carta das Cidades Educadoras tendo em vista a elaboração de propostas que favoreçam a construção de uma cidade mais educadora para toda a comunidade. As propostas servirão para a redação de um documento de compromisso entre as crianças e o governo da cidade.

Belo Horizonte

30 de novembro de 2016

Belo Horizonte celebrará o Dia Internacional com uma sessão conjunta organizada pela Autarquia e a comunidade Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial de jovens líderes que procuram soluções e projetos para temas locais. O evento consistirá num debate em que representantes do setor público, do setor privado e do setor terciário debaterão sobre que papel poderão desempenhar na construção de uma Cidade Educadora.

Cascais

30 de novembro de 2016

Cascais tem preparada a comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora com atividades para todas as idades em todo o tipo de espaços e momentos. Assim, as crianças de Cascais trabalharão o conceito de Cidade Educadora e elaborará um Manifesto local das crianças que será apresentado numa cerimónia. Simultaneamente, serão disponibilizados, em pontos estratégicos de diferentes bairros da cidade, murais para que os cidadãos possam partilhar o que é para eles uma Cidade Educadora. Alternadamente, varias áreas e centros municipais (Jardins de Infância, Centros de Dia) e outros atores locais terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Finalmente, o Presidente da Câmara de Cascais lerá publicamente o Manifesto das Cidades Educadoras.

Palafrugell

30 de novembre de 2016

La celebración del Día Internacional coincidió en Palafrugell con el 10 aniversario del Centro Municipal Educativo de Palafrugell. Por ello, se organizó una jornada de puertas abiertas del Centro y se presentó un audiovisual de 10 años del equipamiento. También se organizó una suelta de globos.

Amadora

30 de novembro de 2016

Amadora preparou um programa com atividades como um Encontro centrado em “Os Desafios na Educação de adultos”, uma sessão plenária da Câmara Municipal onde se dará a conhecer e se aprovará o Manifesto das Cidades Educadoras, sessões de promoção da leitura, demonstrações de práticas desportivas como o judo, atividades de aprendizagem de novas tecnologias nos centros escolares, uma atuação musical dos alunos do projeto Orquesta Geração, uma sessão de pintura de grafitis, etc.

Albufeira

30 de novembro de 2016

O Dia Internacional foi celebrado em Albufeira com a apresentação da película “Quando sinto que já sei”, seguida de fórum de reflexão.

Azambuja

30 de novembro de 2016

Com a aproximação do Natal, Azambuja programou oficinas de criação de árvores de Natal nas ruas dos diferentes centros urbanos de Azambuja. Neste contexto, organizou uma mostra criativa de arte associada ao Natal.

Câmara de Lobos

30 de novembro de 2016

Assinalando a comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora foi organizada uma cerimónia de apresentação de boas práticas da cidade.

Chaves

30 de novembro de 2016

A celebração do Dia Internacional teve lugar no Auditório do Centro Cultural de Chaves um concerto do músico Valter Lobo.

Funchal

30 de novembro de 2016

O município de Funchal organizou uma exposição sobre “Funchal Cidade Educadora”. Também teve lugar uma audiência pública sobre o Projeto Educativo Local.

Fundão

30 de novembro de 2016

A comemoração do Dia Internacional no Fundão contou com uma sessão de apresentação do livro “Bicharada e Ervas”, do jogo “Personagens e objetos mágicos dos contos e lendas” a cargo dos alunos do projeto “Descobrimento das 4 Cidades” e a apresentação pública e lançamento do projeto “Academia de Código Júnior”.

Gondomar

30 de novembro de 2016

Na sessão de celebração do Dia Internacional, foi inaugurada uma sala interativa de aprendizagem e apresentado o programa “+ sucesso escolar”.

Guarda

30 de novembro de 2016

Na Guarda foram organizadas atividades de divulgação do conhecimento científico, concertos, sessões de Hidroginástica, aula de karaté sénior, visitas guiadas a museus, etc.

Lagoa

30 de novembro de 2016

Em Lagoa – Açores, as celebrações foram iniciadas com a pintura de um Mural sobre “Lagoa Cidade Educadora: o que gostarias de ter na tua cidade. Manifesta-te!” continuando com a apresentação de um livro e visitas guiadas a vários museus locais

Loures

30 de novembro de 2016

Nesta cidade teve lugar uma leitura do Manifesto das Cidades Educadoras, uma atuação dos alunos participantes num projeto musical e uma sessão de yoga.

Odemira

30 de novembro de 2016

A Biblioteca Municipal de Odemira acolheu uma sessão de reflexão sobre o projeto de Odemira Cidade Educadora em que participaram representantes políticos e técnicos dos diferentes departamentos e freguesias da cidade.

Póvoa de Lanhoso

30 de novembro de 2016

A Câmara Municipal organizou muitas atividades, tais como: a formação de um cordão humano, um painel com mensagens sobre a cidade educadora, atividades de desporto e recreativas entre gerações, etc.

Vitória

14 de dezembro de 2016

O auditório da Prefeitura de Vitória recebeu no 1 de dezembro a 1ª Conferência Municipal Vitória Cidade Educadora. O evento contó com a palestra "Contribuições de Paulo Freire para pensar o que é uma cidade educadora", ministrada pelo professor doutor Valter Martins Giovedi, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cieza

1 de dezembro de 2016

Em sessão de Câmara, será lido o Manifesto das Cidades Educadoras, o Presidente da Câmara e a Vereadora de Educação de Cieza apresentarão o projeto de Cieza Cidade Educadora. Posteriormente, o Presidente de Granollers, cidade membro do Comité Executivo da AICE, exporá as linhas de trabalho educadoras que enquadram o plano da cidade. Na sessão comemorativa (do Dia Internacional da Cidade Educadora) será feito um agradecimento/louvor à Rede de Infância Cieza, os membros do Conselho da Infância lerão um Manifesto próprio. A jornada terminará com uma atuação dos alunos da Escola de Música local.

Valencia

1 de dezembro de 2016

Valência acolherá no dia 1 de dezembro um Encontro das cidades membro da Comunidade Valenciana. A sessão terá início com uma sessão de boas vindas às delegações seguida de uma apresentação sob o tema "Por um modelo de Cidade Educadora", um espaço de debate entre autarcas e técnicos acerca da situação atual e elaboração de propostas e uma sessão final de conclusões e de estabelecimento de compromissos.

Espoo

3 dezembro 2016

Espoo (Finlândia) organizou uma cerimônia de entrega do Premio Cidades Educadoras Award a comunidade de Centro Opinmäki.

Ponta Delgada

5 dezembro 2016

Como parte das comemorações do Dia Internacional, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada assinou protocolos de apoio bibliotecas de várias escolas da cidade.

Anadia

14 de dezembro de 2016

Foi divulgado o projeto educativo de Anadia e os princípios da Carta das Cidades Educadoras, uma sessão de entrega de um Prémio Escolar e uma atuação teatral.