Saudação institucional

Com a celebração da primeira edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, pretendemos proclamar a uma só voz a educação como ferramenta política de transformação social e queremos tornar visivel o nosso compromisso com a cooperação internacional, a solidariedade e a aprendizagem entre cidades.

Para isso, convidamos as cidades de todo o mundo a renovar o seu modelo de governação e a juntar-se a este apaixonante desafio de construir cidades cada dia um pouco mais justas, solidárias e inclusivas através da educação.

Ser uma cidade educadora significa situar as pessoas no centro da  ação política e oferecer-lhes uma formação integral ao longo da vida que lhes permita encontrar o seu lugar na sociedade. Significa formar cidadãos e cidadãs comprometidos e dispostos a contribuir para a melhoria do seu município, mas também implica contar com líderes políticos dispostos a escutar e a considerar as propostas da sociedade civil para este objetivo comum de construir cidades educadoras.

Num mundo em que o individualismo e os interesses do mercado parecem prevalecer sobre o bem comum, as cidades educadoras apostam na inclusão e na igualdade de oportunidades, na justiça social, na democracia participativa, na educação para uma cidadania ativa, na convivência entre diferentes culturas, no diálogo entre gerações, na sustentabilidade e na planificação de uma cidade acessível e em relação, por forma a  que todas as pessoas possam contar com estímulos e oportunidades que lhes permitam desenvolver-se pessoal e coletivamente.

Atualmente são numerosos os municípios, em todos os continentes, que trabalham para que a educação seja o eixo transversal do seu projecto político, conscientes de que através das suas políticas de educação, ambiente, saúde, urbanismo, cultura, mobilidade, … transmitem e educam para os valores, combatendo assim os vários fenómenos e fatores deseducadores que ainda persistem nas cidades.

A esta celebração juntaram-se numerosos autarcas de todo o mundo, os quais com o empenho das suas equipas e com o apoio de numerosas entidades da sociedade civil trabalham para a construção de uma nova era mais sustentável e inclusiva.

Estamos convencidos que a educação é o motor das mudanças e que se as cidades se envolvem nesse compromisso todos ganhamos, pelo que vos convidamos a celebrar juntos o Dia Internacional da Cidade Educadora.

Sigue o nosso Twitter

Hoy participamos en la reunión de estrategia comunicativa del 3er Foro Mundial de Ciudades y Territorios de Paz🕊️!
#CiudadesDePaz, #CiudadesEducadoras

📢@UCLG_Saiz en el workshop #GOLDVI 👇
"La desigualdad no siempre es intencionada, pero se ha aceptado durante demasiado tiempo. Estamos en un momento en el que la desigualdad ya no es aceptable"

✨The #GOLDVI will enlighten us with new knowledge from local actions on the importance of conserving the commons and making them accessible to all.

Don't miss what each chapter will be about!
Join us! 👉🏽@GoldUCLG @urban_know Collective Workshop

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa