Saudação institucional

Com a celebração da primeira edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, pretendemos proclamar a uma só voz a educação como ferramenta política de transformação social e queremos tornar visivel o nosso compromisso com a cooperação internacional, a solidariedade e a aprendizagem entre cidades.

Para isso, convidamos as cidades de todo o mundo a renovar o seu modelo de governação e a juntar-se a este apaixonante desafio de construir cidades cada dia um pouco mais justas, solidárias e inclusivas através da educação.

Ser uma cidade educadora significa situar as pessoas no centro da  ação política e oferecer-lhes uma formação integral ao longo da vida que lhes permita encontrar o seu lugar na sociedade. Significa formar cidadãos e cidadãs comprometidos e dispostos a contribuir para a melhoria do seu município, mas também implica contar com líderes políticos dispostos a escutar e a considerar as propostas da sociedade civil para este objetivo comum de construir cidades educadoras.

Num mundo em que o individualismo e os interesses do mercado parecem prevalecer sobre o bem comum, as cidades educadoras apostam na inclusão e na igualdade de oportunidades, na justiça social, na democracia participativa, na educação para uma cidadania ativa, na convivência entre diferentes culturas, no diálogo entre gerações, na sustentabilidade e na planificação de uma cidade acessível e em relação, por forma a  que todas as pessoas possam contar com estímulos e oportunidades que lhes permitam desenvolver-se pessoal e coletivamente.

Atualmente são numerosos os municípios, em todos os continentes, que trabalham para que a educação seja o eixo transversal do seu projecto político, conscientes de que através das suas políticas de educação, ambiente, saúde, urbanismo, cultura, mobilidade, … transmitem e educam para os valores, combatendo assim os vários fenómenos e fatores deseducadores que ainda persistem nas cidades.

A esta celebração juntaram-se numerosos autarcas de todo o mundo, os quais com o empenho das suas equipas e com o apoio de numerosas entidades da sociedade civil trabalham para a construção de uma nova era mais sustentável e inclusiva.

Estamos convencidos que a educação é o motor das mudanças e que se as cidades se envolvem nesse compromisso todos ganhamos, pelo que vos convidamos a celebrar juntos o Dia Internacional da Cidade Educadora.

Sigue o nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa