Manifesto

Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras

Manifestamos o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável e, concretamente trabalhamos para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todas e todos e ao longo da vida, como motor de desenvolvimento pessoal e coletivo e de transformação urbana em prol de cidades mais justas, solidárias e interculturais. Cidades em que todas as pessoas gozem de plena igualdade e sejam capazes de dialogar e conviver no respeito  pelas diferenças.

Atualmente, podemos afirmar, sem receio de nos enganarmos, que a educação atravessa os muros da escola e se  estende a toda a cidade, impregnando os seus bairros, espaços públicos e instituições. No entanto, constatamos ainda que nas cidades persiste a existência de muitos fenómenos e fatores deseducadores.

Conscientes destes desafios e reptos que enfrentamos, comprometemo-nos com convicção e vontade a combater estes fenómenos regressivos, propondo um modelo político de cidade que coloca as pessoas no centro das nossas prioridades e que atuando a partir da educação, dá coerência, sentido e dinamismo às ações a desenvolver, como ferramenta de transformação social, de coesão e de respeito mútuo.

As cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura, desporto…

Trabalhamos, portanto, para democratizar o acesso a todos os bens da cidade, para que cada um dos seus espaços seja fonte de educação e para que todas as pessoas possam viver, disfrutar e emancipar-se, aproveitando ao máximo as oportunidades que a cidade oferece para alcançar as suas expectativas com uma atitude cívica e democrática. Uma cidade respeitadora para com o ambiente e que dialoga com as cidades e áreas rurais que a rodeiam.

Apostamos numa democracia participativa somando as propostas e o esforço da sociedade civil para construirmos juntos cidades melhores, que não deixem ninguém para trás. Para alcançar este ambicioso objetivo, comprometemo-nos com a educação cidadã e com o estabelecimento dos mecanismos necessários para elaborar, implementar e avaliar as políticas públicas, contando com a participação de uma cidadania ativa, dotada de espírito crítico, comprometida e corresponsável.

Este é o caminho que cidades muito diversas, de todos os continentes, compartilhamos e que leva já mais de 25 anos de trajetória desde a proclamação da Carta de Cidades Educadoras. Neste sentido, queremos juntar-nos à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora com o desejo de contar cada vez mais com a colaboração de mais pessoas, associações, empresas, instituições, etc. trabalhando com entusiasmo por uma educação integral, renovada e emancipadora. E convidamos todas as cidades, grandes e pequenas, de todas as latitudes a unirem-se a esta aposta audaz e esperançosa de construir Cidades mais Educadoras para um mundo melhor.

Sigue o nosso Twitter

Hoy participamos en la reunión de estrategia comunicativa del 3er Foro Mundial de Ciudades y Territorios de Paz🕊️!
#CiudadesDePaz, #CiudadesEducadoras

📢@UCLG_Saiz en el workshop #GOLDVI 👇
"La desigualdad no siempre es intencionada, pero se ha aceptado durante demasiado tiempo. Estamos en un momento en el que la desigualdad ya no es aceptable"

✨The #GOLDVI will enlighten us with new knowledge from local actions on the importance of conserving the commons and making them accessible to all.

Don't miss what each chapter will be about!
Join us! 👉🏽@GoldUCLG @urban_know Collective Workshop

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa