RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Infâncias nas Cidades Educadoras

10-10-2022    Sin categoría

O “Dia das Crianças” é culturalmente celebrado no território brasileiro em 12 de outubro, data estabelecida pioneiramente em terras brasileiras por meio de lei assinada em 1924 pelo então Presidente Arthur Bernardes.

Mais do que uma data comemorativa é um marco para refletirmos o lugar das crianças na sociedade, com potencial mobilizador para pensarmos e propormos ações que reconheçam as crianças enquanto sujeitos de direitos. Diante disso, é essencial refletirmos como nossas crianças vivem suas infâncias em unidades educacionais de nossas Cidades Educadoras.

Sendo assim, reafirmamos o nosso papel enquanto Cidades Educadoras na defesa dos direitos das crianças, dentre eles, o brincar, entendendo-o como uma linguagem, expressiva das crianças, pela qual constroem conhecimentos sobre si, sobre o mundo e produzem cultura.

Assim, para o ano de 2022, as cidades que compõem a Rede Brasileira de Cidades Educadoras – REBRACE, por meio das suas unidades educacionais, mobilizam-se para tornar visíveis como as crianças vivem suas infâncias nos espaços educativos. As atividades, que perpassam por diversas linguagens (fotografias, vídeos, relatos, desenhos, objetos, esculturas entre outras), giram em torno da temática “Tornando visível as infâncias que habitam a unidade educacional em uma Cidade Educadora”.

As ações estão sendo divulgadas e compartilhadas por meio da hashtag #InfanciasEm[nome da cidade].

Exemplo: #InfanciasEmCuritiba; #InfanciasEmPalmeira; #InfanciasEmSantos.  

Essa é mais uma ação que fortalece nosso compromisso enquanto Cidades Educadoras e todos e todas estão convidados a acompanhar este movimento aqui!