RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Horizonte-CE ganha Prêmio Cidades Educadoras 2022

09-08-2022    Sin categoría

A cada dois anos, desde 2016, a Associação Internacional de Cidades Educadoras promove o Prêmio Cidades Educadoras. Cada edição apresenta um tema norteador e as diversas cidades membro podem candidatar-se submetendo experiências. O objetivo do prêmio é “reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as Cidades Educadoras realizam e destacar boas práticas que podem ser fonte de inspiração para outras cidades” (AICE).

É com grande alegria que parabenizamos a cidade educadora brasileira Horizonte, do Ceará, uma das ganhadoras do Prêmio Cidades Educadoras 2022, com o projeto “Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre”.

Criado em 2017, o coletivo nascido na comunidade quilombola de Alto Alegre, na cidade de Horizonte, tem como objetivo “promover um espaço de diálogo coletivo com mulheres negras e quilombolas, com foco no reconhecimento da cultura ancestral e identidade para o fortalecimento da autonomia de gênero, defesa de direitos e geração de renda”. São realizadas oficinas de bordado, rodas de conversa, palestras, cursos, exposições, entre outras iniciativas. Para além da belíssima e potente produção material, em especial da arte do bordado, também são fortalecidas as perspectivas imateriais da cultura, do resgate histórico, do pertencimento, da identidade, das raízes negras, do empoderamento da mulher, da participação nos espaços sociais e políticos, do estreitamento dos laços comunitários.

As ações deste projeto foram compartilhadas com representantes das cidades educadoras brasileiras na reunião mensal da Rebrace realizada no mês de maio, com uma apresentação que encantou a todos.

Parabéns ao coletivo Bordando Resistências e à cidade de Horizonte/CE pelo relevante trabalho desenvolvido!

Cumprimentamos também as cidades de Santo André/SP e São Paulo/SP, que tiveram projetos finalistas nessa edição da premiação, Santo André com o «EMEA / Parque Escola: Boas práticas de educação para uma cidadania plena e sustentável» e São Paulo com o Programa «There is a Way Out’».

Agradecemos a todas as cidades que participaram enviando suas iniciativas!