RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Comemoração do Dia da Justiça Restaurativa em Santos – SP

29-07-2020    Conscientização   Cultura   Formação

O lançamento do livro infantil ‘Um Dia de Paz Restaurativa’, de Liliane Rezende (Lili Rezende) e Vanessa Ratton (Tatá Bloom) e a formatura da primeira turma de facilitadores em Círculos de Construção de Paz do Legislativo marcaram a comemoração do ‘Dia da Justiça Restaurativa’, celebrado em 11 de julho, em encontro virtual na Câmara dos Vereadores de Santos.

A Justiça Restaurativa (JR) é um modelo de prevenção e resolução de conflitos por intermédio do diálogo e não da punição.

A produção do livro, escrito por Liliane Claro de Rezende, coordenadora do Programa Municipal de Justiça Restaurativa, e Vanessa Ratton, jornalista e escritora, surgiu da necessidade em criar uma linguagem apropriada para os facilitadores que atuam no setor. A iniciativa é voltada à área escolar, com a aplicação de práticas restaurativas, em que há o diálogo entre as partes, com destaque para a abordagem de conceitos que as levam à reflexão, conscientização, responsabilização e reparação do dano causado, bem como a restauração de relações. O destaque da obra vai também para a apresentação escrita pela professora norte-americana Kay Pranis, que atua na realização círculos de construção de paz. Durante o encontro virtual, mediado pela facilitadora voluntária Tammy Marmol, e organizado por Mônica Croce e Liliane Rezende, os 11 formandos do primeiro Núcleo de Justiça Restaurativa em Legislativo do País, receberam os certificados online, de forma simbólica.

A obra está na plataforma Amazon e, em breve, será lançada em formato físico e doado às bibliotecas da rede municipal de ensino da Baixada Santista. As autoras doarão 70% das vendas do e-book para a construção de novos núcleos de Educação para a Paz nas escolas municipais de Santos. A coordenadora do programa Justiça Restaurativa, Liliane Rezende, ressalta a redução de conflitos no convívio escolar. “Temos resultados de mais de 90% na redução e a literatura irá nos ajudar a sensibilizar ainda mais as crianças, para os valores do respeito às diversidades, a importância do diálogo respeitoso e do cuidado dos sentimentos, do pertencimento à comunidade escolar e dos vínculos afetivos entre as pessoas”. Atualmente, Santos tem três núcleos atuantes considerados interinstitucionais, integrando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro núcleo criado foi em 2018, dentro da Secretaria de Educação; em seguida o projeto foi instaurado no Poder Judiciário e, por fim, no Legislativo, sendo este o primeiro criado no Brasil, cumprindo as normas dessa prática, atuando na Escola do Legislativo, mantida na Câmara de Santos.