<< La voz de los Alcaldes y Alcaldesas

Torres Novas

Presidente Sr. Pedro Paulo Ramos Ferreira

Somos cidade educadora há dez anos. Na realidade, somos cidade educadora porque toda a cidade é sempre educadora e porque há dez anos aderimos à AICE, assumindo explicitamente este projeto para o concelho de Torres Novas. Porém, ser cidade educadora é sobretudo um um processo, um destino que não podemos dar por atingido.

Realismo e inconformismo andam lado a lado neste percurso. Realismo para aceitar o que conseguimos fazer e que não é pouco: uma cidade educadora que qualifica as suas ofertas de educação formal, os edifícios, os equipamentos, os serviços associados, e que promove a reflexão sobre os atuais desafios da escola, com pais, professores e outros intervenientes; que promove a participação pública, ouvindo as pessoas e organizações sobre os projetos para o concelho; que minimiza as condições de desigualdade de oportunidades disponibilizando apoios sociais em diversas frentes; que promove a sua identidade, história e cultura em iniciativas para diferentes públicos e abertas à participação de todos; que fomenta a qualidade de vida através de atividades desportivas e de promoção do bem-estar; que se relaciona com outras cidades e territórios; que acolhe imigrantes e refugiados; que apoia o associativismo, o encontro e a convivência entre cidadãos. Inconformismo para reconhecer tudo o que ainda não conseguimos fazer e, ainda assim, não deixar de o procurar.

Ser um município educador, trabalhar em conjunto no âmbito da Rede Territorial Portuguesa, pertencer à AICE e ter como orientação para a ação a Carta das Cidades Educadoras foi sempre uma oportunidade. No Dia Internacional da Cidade Educadora renovamos o compromisso deste caminho.

Sigue nuestro Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Asociación Internacional de Ciudades Educadoras.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa