<< La voz de los Alcaldes y Alcaldesas

Lagoa

Presidente Sra. Cristina Calisto Decq Mota

As questões da educação têm sido uma das prioridades nas políticas municipais da Câmara Municipal da Lagoa (Açores) nos últimos anos. Foi, aliás, o reconhecimento da premência da educação e da cultura para o desenvolvimento concelhio que fez com que, em abril de 2015, ao assumir o cargo de presidente desta autarquia, fundisse estas duas áreas. A educação tem-se tornado, desde então, um veículo para a promoção cultural, para públicos de diferentes faixas etárias e de diferentes classes sociais.

Pareceu-nos importante pertencer à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), quer pela partilha de experiências, quer porque a adesão à mesma nos leva a assumir o compromisso de continuar a investir na educação. O que tem acontecido, desde então, mais precisamente desde agosto de 2015, é a constatação de que importa continuar a trabalhar para que a Lagoa se transforme num território educativo.

Em curtas palavras, a prioridade, em 2016, esteve assente no binómio educação-cultura, criando-se um programa cultural extensível a vários equipamentos, mobilizando o seu potencial cultural e indo ao encontro do princípio 13 da Carta das Cidades Educadoras (CCE). Para alunos do ensino secundário, a Câmara Municipal de Lagoa arrancou, este ano, com o projeto de educação política (princípio 9).

É compreensível que, ao longo deste ano de pertença à AICE, tenhamos tido uma visão mais ampla do que é ser uma cidade educadora, levando-nos a optar, para 2017, pelo tema da Cidadania. Posso adiantar que as ações planeadas irão ao encontro dos princípios 3, 12, 15, 18 e 20 da CCE.

Em jeito de glosa, encaro como um compromisso e uma responsabilidade o facto de a Câmara Municipal da Lagoa estar inserida na AICE e continuar a trabalhar para que a Lagoa se torne numa cidade educadora, sabendo que o caminho é longo, desafiante e que é feito de pequenos avanços.

Sigue nuestro Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Asociación Internacional de Ciudades Educadoras.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa