<< La veu de les ciutats

Silves

Presidente Sra. Rosa Crisitina Gonçalves da Palma

Silves aderiu em simultâneo à Rede Portuguesa de Cidades Educadoras e à Associação Internacional das Cidades Educadoras no ano de 2010. Numa primeira fase de adaptação, procurou dar a conhecer esta organização à comuni dade educativa e não só, porém, apenas em 2015, assumiu sem reservas toda a intencionalidade deste grande projecto, materializando‑a em ações concretas.

Desde logo, entendeu‑se necessário articular a rede de parceiros existente, dando‑lhe consistência, reconhecendo‑lhe o merito que tem e despertando a sua importância.

Todos somos necessários para o bom desempenho da tarefa educativa No início do ano letivo 2015/2016, lançamos o primeiro guia da oferta educativa de Silves, onde se compilou, num único documento, toda a oferta que o município disponibiliza para a comunidade, no que diz respeito à educação.

Merece referência um projeto desenvolvido pelo Município, onde através dos toalhetes dos tabuleiros das refeições se passam mensagens sobre a importància da alimentação saudável, prática do desporto, património natural, cultural e histórico, promoção e proteção dos direitos ,das crianças, e divulgação de espaços de educação não formal e culturais, entre outros.

Embora pareça banal, estes toalhetes fizeram a comunidade educativa falar sobre os diversos temas que eram apresentados.

Ainda no ano letivo transato, destacamos a criação do Plano Estratégico Educativo Municipal, efetuado por uma comissão saída do Conselho Municipal de Educação e aprovada pela Câmara Municipal, onde recorrendo a vários técnicos (internos e externos) se projetou aação de Silves no que diz respeito à Educação.

Aproveitando sinergias já existentes,deu‑se início a uma colaboração mais próxima com parceiros externos dondedestacamos a estreita colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, com ganhos recíprocos no que diz respeito à prevenção do risco e perigo junto das nossas crianças e jovens.

Legítimo será, ainda, reconhecer que todo este trabalho em prol da educação será um primeiro patamar para a criação de uma cidade verdadeiramente do conhecimento e criativa, promotora do desenvolvimento integral dos seus cidadãos e da sua inclusão, um desenvolvimento que facilite, como Richard Florida preconiza, o sucesso e, do mesmo modo, use a educação como ferramenta agregadora de todos os indivíduos na resolução de problemas, promovendo o bem comum.

No próximo dia 30 de Novembro, no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade Educadora, o Município desenvolverá uma série de atividades integrades no princípio da identidade.

Segueix el nostre Twitter

🗓️El próximo lunes 6 de julio a las 16h CET tendrá lugar la presentación en español del nuevo monográfico de la AICE "Ciudad, Cultura y Educación". Con @CarlesGiner @jordibalta @uclg_org y @agenda21culture!
👉Te esperamos!
👉+ info & inscripciones: https://t.co/RyW5UPShiP