<< La veu de les ciutats

Loulé

Presidente Sr. Vítor Manuel Gonçalves Aleixo

O município de Loulé é um “município educador” que integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2007 e que tem vindo a adquirir uma consciência colectiva de co-responsabilização nos programas e acções que desenvolve, potenciando a sua capacidade de ajudar à formação integral dos indivíduos, inspirado num processo de justiça e de qualidade de vida para todos.

No projecto educativo que desenvolve, o município de Loulé assume a territorialização das políticas educativas, promovendo a dinamização e a consolidação da Rede Municipal Loulé, Cidade Educadora que permite reunir esforços, recursos e saberes entre todos os parceiros que a constituem, apoiando todos os projectos de Arte enquanto elementos fundamentais para a integração social, manifestação cultural e social e outrossim de cidadania.

Para além disso, no âmbito das questões da eficiência energética, da mobilidade e da gestão e uso dos recursos naturais e das questões associadas às alterações climáticas, há que salientar a participação do nosso município num consórcio internacional que se insere no projecto ClimaAdapt e de que resultou a definição de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas que envolvendo diversos parceiros visa criar uma consciência colectiva quanto à sustentabilidade do nosso território.

Por outro lado através de projectos de índole cultural, educacional e ambiental, o município louletano tem vindo a promover acções de integração pela arte, como é o caso do projecto “Dar Cor à Cidade”; acções que garantem a qualidade das praias e a acessibilidade para todos, que se reflectiram no prémio de “Praia mais acessível” que foi atribuído a Vilamoura; pelo segundo ano consecutivo recebe e apoia a organização do “ENPAR – Encontro e partilhas educacionais das instituições de ensino do Algarve”, entre outros.

É pois, no trinómio “administração transparente/integração social/intervenção territorial” que o município de Loulé assenta a sua visão de um município “Cidade Educadora”.

Segueix el nostre Twitter

🖐️Hoy hemos hablado de la nueva realidad post-covid, el giro a una infancia sujeto activo y se han compartido iniciativas como la creación de espacios autogestionados o parques para adolescentes. ¡Gracias a los 86 participantes!
🗓️ Próximo café #infanciaparticipativa: 5 JUNIO

☕️💻Quinto café virtual en el marco de #infanciaparticipativa, hoy conversamos sobre qué entendemos por participación de las infancias y adolescencias (modelos, formas, espacios, imaginarios...) y qué retos plantea la "nueva normalidad" al respecto.

☕Junto a representantes de las Redes Temáticas de la Delegación realizamos hoy el primer encuentro del "Cyber C@fé": un espacio de aprendizaje destinado a identificar desafíos y oportunidades que se le presentan a las #CiudadesEducadoras en el contexto de la pandemia.