<< La veu de les ciutats

Gondomar

Presidente Sr. Marco Martins

O Município de Gondomar aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), em 2015, e à Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras com o propósito de assumir a sua responsabilidade na construção de uma sociedade coesa, inclusiva e participativa.

Consciente desta responsabilidade, o Município tem vindo a desenvolver programas e a delinear estratégias de atuação, com uma linha orientadora comum para todas as entidades locais que, direta ou indiretamente, intervêm no desenvolvimento educativo e formativo do concelho, e articular, numa rede de parceiros, as entidades que trabalham na educação formal, não-formal e informal.

Entendemos que, sendo o poder local, o mais próximo dos cidadãos, deverá liderar, em conjunto com os outros agentes, a definição da política educadora do seu município, considerando relevante a participação e o desenvolvimento de ações, dependentes da relação que existe entre todos os que nela vivem e os que a envolvem, fomentando a participação e cidadania ativa de todos, incluindo as crianças e jovens do concelho.

A nossa Missão, no exercício de cargos públicos de representação dos cidadãos, é de responsabilidade social na garantia da continuidade do funcionamento da democracia, da aproximação aos cidadãos e na instituição de mecanismos que garantam a participação e cidadanias ativas.

Nos seus princípios gerais, a carta das cidades educadoras expressa o compromisso das cidades que a subscrevem no sentido de se assumirem não somente como meios educativos, mas também e sobretudo como agentes ativos e dinamizadores de políticas que, numa perspetiva educativa, proporcionam melhores condições de vida aos seus habitantes.

Gondomar tem vindo a desenvolver projetos EducAtivos de forma a promover oportunidades com intencionalidade pedagógica tendo em vista o aprofundamento da relação entre a escola, o meio e a comunidade, na prossecução de uma visão de uma Cidade D’Ouro.

Gondomar, articula e direciona recursos para o cumprimento da sua missão de promoção do desenvolvimento, proporcionando os meios e oportunidades de educação, formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal, tendo em conta as necessidades identificadas e os contributos dos seus cidadãos.

Pretendemos afirmar Gondomar como um Município que marca o seu território com intencionalidade EDUCATIVA.

Segueix el nostre Twitter

La concejalía de @JoventutVLC abrimos ayer el plazo de inscripción para "Estiu Jove 2020" https://t.co/ahEq0sisgE con el que las personas jóvenes de la ciudad podrán llevar a cabo cursos gratuitos de idiomas, habilidades artísticas o TICs

✅ Consulta nuestra Experiencia Destacada 34, el #Voluntariado Legislativo de @MuniGodoyCruz, un espacio de encuentro que involucra a la ciudadanía en la co-construcción participativa de iniciativas legislativas 👏
👉https://t.co/y3ooIPFDaf
@TadeoGZ @VoluntariadoLeg @Mabi_GC