<< La veu de les ciutats

Fundão

Presidente Sr. Paulo Alexandre Bernardo Fernandes

Enquanto Presidente deste Município, muito me honra o facto de o Fundão integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras, pela importância fulcral que assume enquanto forma de dar a conhecer o nosso inovador Projecto Educativo Local e conhecer as boas práticas que vão ocorrendo a nível mundial.

Porque no Fundão acreditamos na tríade que define uma comunidade bem-sucedida: no investimento no potencial humano e na criação de condições de plena igualdade por forma a conjugar todos os factores possíveis para que se possa construir, cidade a cidade, uma verdadeira sociedade do conhecimento, promovendo o acesso fácil de toda a população às tecnologias da informação e das comunicações que permitam o seu desenvolvimento.

Tal como Bernard Shaw afirma “A Escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele”, é aqui que reside a importância de sermos um Cidade Educadora, na consciência de que os frutos semeados definirão a acção centrada sobre os valores e as práticas da cidadania democrática: o respeito, a tolerância, a participação, a responsabilidade e o interesse pela coisa pública, os seus programas, os seus bens e serviços, tendo em conta as suas especificidades e a necessidade de interdependência das orientações educativas do mundo em que nos integramos.

Segueix el nostre Twitter

🖐️Hoy hemos hablado de la nueva realidad post-covid, el giro a una infancia sujeto activo y se han compartido iniciativas como la creación de espacios autogestionados o parques para adolescentes. ¡Gracias a los 86 participantes!
🗓️ Próximo café #infanciaparticipativa: 5 JUNIO

☕️💻Quinto café virtual en el marco de #infanciaparticipativa, hoy conversamos sobre qué entendemos por participación de las infancias y adolescencias (modelos, formas, espacios, imaginarios...) y qué retos plantea la "nueva normalidad" al respecto.

☕Junto a representantes de las Redes Temáticas de la Delegación realizamos hoy el primer encuentro del "Cyber C@fé": un espacio de aprendizaje destinado a identificar desafíos y oportunidades que se le presentan a las #CiudadesEducadoras en el contexto de la pandemia.