<< La veu de les ciutats

Almada

Regidor d'Ensenyament, Esports i Joventut, Sr. João Couvaneiro

Almada reafirma o seu compromisso com o Direito à Cidade Educadora!

Os territórios são cada vez mais espaços de encontro e de relação na diversidade – individual e coletiva – de pessoas, instituições, organizações e comunidades. Nesse sentido, em cada contexto, as políticas públicas deverão tirar partido do potencial de desenvolvimento humano, integral e ecológico, promovendo, por todos os meios, a dignidade de todos e garantindo a criação de oportunidades formativas e educacionais abrangentes que fomentem a inclusão e a promoção social.

Este compromisso de desenvolvimento do território, à luz dos princípios defendidos da Carta das Cidades Educadoras, tem um fundamento basilar que assenta no esforço de proporcionar a todos oportunidades, métodos e instrumentos de educação permanente e aprendizagem ao longo da vida. Só a concretização deste entendimento, por processos formais, não formais e informais poderá proporcionar o exercício pleno de uma cidadania ativa.

Enquanto responsáveis pela governação da Cidade privilegiamos a relação com as instituições educativas porque “acreditamos que educar é sempre um ato político, no sentido mais nobre da palavra, que tem que ver com a polis, isto é, com a cidade. Portanto, queremos que os nossos educadores e  professores formem os seus estudantes para que intervenham na polis, para que sejam cidadãos ativos e participativos.”(João Couvaneiro, Setúbal na rede, 2014) mas também com todas as outras instituições, entidades, movimentos de cidadãos e outras estruturas que quotidianamente proporcionam oportunidades de aprendizagem orientadas para a promoção ativa do desenvolvimento local, potenciando os recursos instalados mas também de abertura e de procura de novas práticas e soluções que assegurem a participação dos cidadãos na construção do presente e futuro do concelho de Almada.

Em 2017, celebramos o Dia Internacional das Cidades Educadoras com a publicação do livro Jovens em Foco 2016/2017 que pretende partilhar o mérito de jovens com ligação a Almada e que alcançaram níveis de notoriedade nacional e internacional. Nesta edição, os jovens destacam e valorizam as oportunidades que o concelho lhes proporcionou na sua formação e nos mais diversos domínios: educação, cultura, desporto, emprego, investigação …. Iniciamos ainda a campanha #simcidadeeducadora que visa iniciar um debate alargado sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras e o significado das instituições de ensino, formação e educação permanente, num concelho educador.

 

Em 2017, Almada celebra 20 anos de adesão ao movimento das Cidades Educadoras. A 30 de novembro, celebramos #simcidadeeducadora

 

 

Segueix el nostre Twitter

Hoy me reuní con Marina Canals Ramoneda, Secretaria General Ciudades Educadoras, en las oficinas de Ciudades Educadoras, con el objetivo de continuar estrechando lazos de cooperación y desarrollo entre el municipio y dicha entidad.

@EducatingCities
#AlvearCiudadEducadora

RÍO CUARTO ASUMIÓ LA COORDINACIÓN DE LA RED ARGENTINA DE CIUDADES EDUCADORAS

Recibimos a intendentes de la región y municipios de otros lugares del país con quienes compartimos la presentación del prof. Silvio Rasmusen como nuevo titular de la Red Nacional de #CiudadesEducadoras

  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720 Fax +34 933 427 429
  • edcities@bcn.cat
  • Veure mapa