RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Seminário “Cidade Educadora e Governança Local” em Setúbal

O município de Setúbal recebeu uma comitiva da Associação Internacional das Cidades Educadoras com o objetivo de dinamizar o seminário formativo “Cidade Educadora e Governança Local”.

05-12-2019    Sin categoría

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras o município de Setúbal recebeu, no dia 3 de dezembro, uma comitiva da Associação Internacional das Cidades Educadoras constituída pela sua secretária geral, Marina Canals, Joan Manuel del Pozo, da Universidade de Girona, e Angélica Sátiro, da Universidade de Barcelona com o objetivo de dinamizar o seminário formativo “Cidade Educadora e Governança Local”.

O seminário, dividido em duas partes, teve a manhã dedicada aos dirigentes e técnicos municipais e a tarde dedicada à comunidade, com a realização de uma conferência com Joan M. del Pozo e de um workshop, orientado por Angèlica Sátiro. O workshop consistiu numa dinâmica de reflexão em torno do potencial educador dos diversos agentes e sobre estratégias para a criação de sinergias e melhoramento da governança municipal.

Este encontro, dinamizado com o objetivo de aprofundar o envolvimento do município com os princípios das Cidades Educadoras permitiu, ainda, contribuir para um maior envolvimento dos técnicos e dirigentes municipais, assim como de responsáveis por variadas instituições do concelho.

O seminário “Cidades Educadoras e Governança Local” incluiu, ainda, no dia 4, uma apresentação do Programa Municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, no Espaço da Bela Vista. Este programa, iniciado em 2012, em cinco bairros da cidade foi distinguido com o Prémio Cidades Educadoras em 2018.

A sessão de apresentação foi conduzida pelos moradores intervenientes no programa, que apresentaram os vários projetos desenvolvidos, seguido de almoço confecionado pelos moradores e de visita aos bairros envolvidos no programa.