RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

© Torres Vedras CM

IX Congresso Nacional da Rede Portuguesa

Vimos divulgar o IX Congresso Nacional da RTPCE, "Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!", que decorre entre 8 e 11 de novembro de 2023, em Torres Vedras. Descarregue aqui as fotos oficiais!

08-11-2023    Congressos

Dia 8, quarta-feira, refletiremos sobre o tema “Brincar nas cidades educadoras” contando com oradores como Carlos Neto e Takaharu Tezuka (autor do projeto do famoso Jardim de Infância de Fuji, no Japão). À tarde teremos ainda oportunidade de visitar um espaço exterior escolar que pretende promover o brincar e de participar numa oficina sobre brincar livre.

Dia 9, quinta-feira o tema será “Autonomia, mobilidade e sustentabilidade nas cidades educadoras”, tendo como oradores principais José Carlos Mota da Universidade de Aveiro Francisca Benitez B. da Global Designing Cities InitiativeDepois do almoço, os congressistas terão o auxílio de periscópios invertidos para observarem a cidade com novos olhos.

Dia 10, sexta-feira, sob o tema “Envolver e participar nas cidades educadoras”, as oradoras Ariana Cosme e Cecília Vaca Jones ajudar-nos-ão a perceber o quão importante é e como podemos envolver os cidadãos nas decisões sobre as nossas cidades. Finalizaremos o congresso com uma mesa redonda entre Presidentes de Câmara que comentarão os temas do congresso e como as suas cidades têm dado resposta aos mesmos.

Foram selecionadas 82 experiências para sua apresentação, com cerca de 500 pessoas inscritas. Convido todos a juntarem-se a nós nestes dias de reflexão sobre o papel da cidade educadora enquanto território que pretende oferecer não só às crianças, mas a todos os grupos da nossa sociedade, um ambiente ideal para que possam viver de forma plena a sua cidadania e encontrar no espaço urbano um espaço de realização individual e coletivo.

Programa ‹ Câmara Municipal de Torres Vedras

 

 

Outras fotografias: