<< The voice of the Mayors

Vila Franca de Xira

Presidente Sr. Alberto Mesquita

O Município de Vila Franca de Xira identifica-se com o conceito de Cidade Educadora e reconhece a aplicação dos princípios da Carta das Cidades Educadoras na sua atuação, tendo a Educação constituído sempre uma das suas preocupações principais, sob a premissa de que, citando Nelson Mandela, “A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”.

Assim, no âmbito das suas competências, o Município de Vila Franca de Xira preocupa-se em continuar a melhorar as condições de trabalho nas suas Escolas, investir em equipamentos na área cultural e ambiental e requalificar os seus espaços públicos, pretendendo reforçar competências aos seus cidadãos e cidadãs para uma melhor gestão do seu projeto de vida e para uma maior e melhor intervenção no meio que os/as rodeia.

A adesão do Município à Associação Internacional das Cidades Educadoras e a participação na Rede Territorial Portuguesa permitiu legitimar a sua função educadora à luz dos princípios supramencionados, os quais contribuíram para o aumento da consciência da amplitude do conceito de educação, bem como para pautar as suas ações.

Passou a participar e a beneficiar da partilha de boas práticas entre os vários municípios portugueses e de outros países, quer por meio dos Boletins, quer através da participação nos congressos nacionais e internacionais, importantes para o fomento de relações entre os vários membros e para o reforço do trabalho colaborativo da Rede.

O Município de Vila Franca de Xira considera que esta parceria constitui uma mais-valia para a prossecução do seu trabalho na promoção de uma educação de qualidade para toda a comunidade, ajudando a identificar e usufruir de todas as suas potencialidades educativas.

Follow our official channel at Twitter

Seguimos construyendo un #León de Primera, una Ciudad Educadora.

Se llevó a cabo la Presentación del Acuerdo de Colaboración entre el Centro Internacional para la Promoción de los Derechos Humanos UNESCO y nuestro municipio.