<< The voice of the Mayors

Alenquer

Mayor Sr. Pedro Miguel Ferreira Folgado

Caros Munícipes,

O Município de Alenquer tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento económico e social do concelho de forma a proporcionar a melhoria das condições gerais de vida, de trabalho e de lazer dos seus habitantes. Esta missão, e as respetivas políticas municipais, estão intimamente ligadas com a subscrição da carta das cidades educadoras em 2014, a qual veio tornar público o compromisso com a cidade, neste caso vila de Alenquer, assim como, permitir uma nova abordagem ao nível da partilha de práticas e experiências em torno deste grande objetivo que é ser uma vila verdadeiramente educadora.

Para além dos desafios diários que surgem na área da educação, diretamente relacionados com a multiplicidade de competências que os municípios detêm, a aposta dos vários executivos municipais nesta área tem ido muito além do previsto na lei, tendo vindo a ser desenvolvidos pelos vários serviços municipais um conjunto de projetos plenos de intencionalidade em áreas como o empreendedorismo, a cultura e património, o desporto e associativismo, os tempos livres, o ambiente, a multiculturalidade, a educação para a saúde, a participação cívica, a psicologia e a terapia da fala.

Mais do que enumerar os projetos importa dar destaque aos seus principais objetivos e esses estão indubitavelmente relacionados com a melhoria da qualidade de vida da população e com a necessidade de contribuir para uma maior coesão social e territorial.

Desta forma, reforçamos o nosso firme compromisso com o Direito à Cidade Educadora, tendo presente que a educação deverá ser inclusiva e de qualidade ao longo da vida, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação alguma e em articulação com as distintas entidades concelhias e famílias.

Continuaremos a construir o futuro de mãos dadas com todas as forças vivas do município pelo Direito à Cidade Educadora, inclusiva, com igualdade de oportunidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade, livre de todo o tipo de violência e de acesso fácil ao conhecimento e saberes que permitam o desenvolvimento da comunidade.

Reiteramos, ainda, o nosso compromisso, enquanto responsáveis políticos, de criar espaços de encontro, diálogo, reflexão e decisão, onde estejam presentes as diferentes culturas e grupos sociais que integram a nossa sociedade com o objetivo de conseguir responder com êxito aos numerosos desafios que enfrentam os nossos municípios.

Follow our official channel at Twitter

☝️L'Ajuntament de Maó impulsa "Enganxa't a l'art", una sèrie de tallers gratuïts, en línia, per fomentar la vessant artística de la població juvenil.

🗓Tindran caràcter mensual i una durada de gener a juny del 2021.

🔗Més informació aquí: https://t.co/SAOmoC0w7z

👫🌳D'àrees d'esbarjo per a infants a espais més verds on #jugar, #aprendre, organitzar #activitats veïnals i fer front als efectes de l'#emergènciaclimàtica.

Així és el pla per transformar #patisescolars de #Barcelona i ampliar-ne els usos.

ℹ️https://t.co/xCLZQZH2Ws

Presentamos el boletín especial con las experiencias ganadoras del Premio #CiudadesEducadoras a buenas prácticas de inclusión y democratización de la #cultura
Felicidades a tod@s l@s que las hacen posible!
@EducacionMed @santos_agora @TorresVedrasCM
👀 https://t.co/P9lpDiJWDs

  • IAEC
  • International Association of Educating Cities
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Phone: +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa