RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

XIII Congresso Internacional Cidades Educadoras – Barcelona 2014

29 Municípios portugueses, com cerca de 40 representantes, estiveram entre as 188 cidades, de 34 países do mundo, num total de 1100 participantes no XIII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, subordinado ao tema “Uma Cidade Educadora é uma Cidade que Inclui”.

27-11-2014    Congressos

Este Congresso pretendeu abordar o papel da educação, entendida num sentido amplo, como instrumento essencial para a inclusão social, permitindo o desenvolvimento pessoal e coletivo e a melhoria da convivência e solidariedade.

Entre conferências, mesas redondas de autarcas e especialistas, assim como apresentações de experiências e visitas a projetos de boas práticas na cidade de Barcelona, destaca-se a participação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) com a apresentação de 21 experiências numa Sessão Plenária, em workshop e em espaço speakers’ corner.

Destaca-se, também a divulgação do trabalho desta Rede Territorial, através da exibição de um vídeo, distribuição de vários materiais no seu espaço, inserido no stand comum da AICE, assim como a Exposição Itinerante da RTPCE.

A experiência portuguesa “A Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira” foi publicada no Monográfico “Cidade, Inclusão Social e Educação”, apresentado neste Congresso.

O Comité Executivo da AICE conta agora com duas cidades portuguesas – Lisboa, como representante da RTPCE, até 2016 e Porto, como membro associado ordinário.

É de sublinhar a participação das cidades da Praia e Maputo neste evento, para além de muitas cidades brasileiras, o que permitiu que as apresentações e conferências plenárias tivessem sido em Língua Portuguesa.