RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Siga nosso Twitter

🚲👩🏽‍🦱#GenderEquality and #Urbanmobility, two fundamental steps towards the #UCLGCongress in Durban!

Share in the #mobilityweek your ideas for dialogue on how gender policies can make cities more accessible and sustainable to #LeaveNoOneBehind.

🗓️ Today, the Executive Committee of @EducatingCities meets in #Katowice (#Poland) to prepare the 2020 International Congress of #EducatingCities and discuss other key matters. We welcome our new IAEC Delegated Chairman @mariatrusal 👏

En @montevideoIM se lanzó una campaña que promueve la reducción, reutilización y clasificación, apostando a que las personas se comprometan en el cuidado del ambiente. En nuestro boletín virtual encontrarán más noticias de #CiudadesEducadoras. Más info.👉 https://t.co/91wkMi83Jt

📷Compartimos imágenes del III Congreso de Educación de San Justo (Arg.) que se realizó el 14/9 y en el cual estuvimos presentes. Fue una oportunidad única en donde se trataron cuestiones vinculadas a la gestión educativa y al rol de los gobiernos locales en esta temática.

Reunião do Grupo Temático de Trabalho da RTPCE – “Educação ao Longo da Vida”

O Grupo Temático de Trabalho da RTPCE – “Educação ao Longo da Vida”, reuniu em Pombal, no passado dia 11 de abril, com a participação de representantes dos Municípios de Lisboa, Loures, Matosinhos, Miranda do Corvo, Odemira, Palmela, Pombal, Santo Tirso, Setúbal e Soure.

16-04-2019    Grupo temático

A reunião foi antecedida por uma apresentação intitulada “Cidades Educadoras, Educação ao Longo da Vida e a centralidade dos Projetos Educativos Locais – PEL, PEM e PEEM”, pelo Prof. José Matias Alves da Universidade Católica do Porto, salientando a importância da Educação como um projeto comum à Cidade e a Cidade Educadora um horizonte como espaço que aumenta a realização pessoal e coletiva.

Quanto à reunião propriamente dita, a cidade coordenadora (Loures) começou por explicar o que ficou para ser feito pelos municípios desde a última reunião – traçar objetivos; definição de palavras-chave e o que fazer no seio da Rede Territorial dentro desta temática.

Foram levantadas várias questões, no seguimento da referida apresentação, tendo sido sublinhada a importância da elaboração de uma Agenda do Grupo Temático, assente na transversalidade/multidisciplinaridade; o tentar fazer “cá fora” (fora da escola) a diferença. Encarar a Educação de Adultos, como um Direito ao longo da Vida. O reconhecimento e valorização dos diferentes saberes, sendo o papel dos municípios bastante importante.

Palavras-chave poderão ser a “Visão” – universidades seniores, Centros Qualifica, Literacias. “Agir” – na elaboração de roteiros e em como os municípios podem avançar na melhoria das vidas das pessoas.

Para passos mais concretos e, tendo em conta os Princípios das cidades Educadoras, existem muitas formas de “aprender ao longo da vida”. Uma delas seria transformar alguns espaços municipais em espaços de Aprendizagem, por exemplo, para a Sustentabilidade; para a Preservação da Memória e da Identidade; para a Inclusão (educação para refugiados, por exemplo); para a Participação.

Assim para a Agenda ficou clara a Visão para a Missão: Articulação interna; quais os projetos transversais do município; levantamento de práticas de Aprendizagem para Todos – que cada município/entidade já faz. Este mapeamento poderia já ser um ponto de partida para outros projetos.

Assim, para a próxima reunião, que terá lugar em Odemira no dia 18 de outubro de 2019, os presentes ficaram de definir a Missão e a Visão e de fazerem o mapeamento dos projetos nesta área.