RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Recent Tweets

Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa em São João da Madeira no dia 8 de fevereiro

Neste Encontro estiveram 56 cidades educadoras, representadas por 140 autarcas e técnicos.

14-02-2019    Encontro

Na sessão de abertura estiveram na mesa o Sr. Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, a Sra. Vereadora Irene Guimarães e a Sra. Vereadora Ana Martins do Município de Lagoa, em representação da Comissão de Coordenação da Rede Portuguesa. Destacam-se as palavras do Sr. Presidente da Câmara que, para além de dar as boas-vindas a todas e a todos, afirmou que “a Educação tem que ser a principal prioridade de qualquer agente político”.

Após esta sessão o Município de S. João da Madeira ofereceu aos presentes visitas aos projetos Museu da Chapelaria e Museu do Calçado que contam a história industrial desta cidade e ao Núcleo de Arte da Oliva – Centro de Exposições e Gestão de Coleções, criado em 2013 – situado num dos mais simbólicos edifícios industriais reconvertido de S. João da Madeira – a Fábrica de Fundição da Oliva.

À tarde teve lugar a reunião da RTPCE, onde foram aprovados por unanimidade os Relatório de Atividades 2018 e o Plano de Atividades 2019 desta Rede.

Foi eleita a nova Comissão de Coordenação da Rede Portuguesa com 7 membros para o biénio 2019/2020 e que passou a ser constituída da seguinte forma: Almada; Loulé; Odemira; Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão (membros eleitos). Por inerência: Lisboa – representante internacional da Rede Portuguesa e Lagoa do Algarve – cidade organizadora do 8º Congresso Nacional das Cidades Educadoras.
De realçar as candidaturas de 14 cidades portuguesas a 5 lugares elegíveis.

Seguidamente foram dadas informações sobre a próxima Assembleia Geral da AICE; e sobre o próximo Congresso Nacional, que ocorrerá de 15 a 18 de maio de 2019.

O próximo Encontro Nacional desta Rede terá lugar em Lagoa, em maio.