Saudação institucional

 

A CIDADE EDUCADORA, CIDADE DE PAZ E OPORTUNIDADES

Como disse Gandhi, «não há caminho para a Paz, a Paz é o caminho» e aqui a Educação tem um papel fundamental: é a estrada que constrói e facilita o trajeto. As Cidades Educadoras não só reconhecem a importância primária da educação para construir espaços de mudança, mas também sabem que esse caminho não pode ser percorrido sozinho: são necessárias alianças bastante alargadas entre todos os setores sociais. Um grande esforço coletivo é necessário para criar oportunidades de crescimento que giram em torno do bem-estar de seus cidadãos, onde direitos são garantidos e oportunidades são criadas para todos, a fim de eliminar as desigualdades que estão entre os problemas que ameaçam a paz e o desenvolvimento livre e digno de todas as pessoas.

Precisamos de âncoras que nos segurem, mas também de pontos de referência no horizonte, saber para onde devemos ir, ainda mais em momentos históricos de instabilidade e incertezas como o atual. No entanto, as incertezas nem sempre são negativas. A dúvida é a pedra fundamental da aprendizagem, é a linha de partida: precisamos de um pensamento mais crítico, curiosidade e imaginação para devolver o poder da educação como ferramenta que nos permita transmitir valores essenciais e construir cidades de paz, respeito, justiça e diálogo. Aprendemos que os Direitos Humanos são inegociáveis e o direito internacional lembra que os governos não os concedem, mas têm a obrigação de os proteger, desenvolver e vigiar a sua aplicação. Assim, o direito fundamental à educação também implica a obrigação de ser educativo. Este é, provavelmente, um dos marcos históricos mais relevantes e requer um trabalho constante e coletivo que as cidades educadoras sabem há muito tempo e que temos vindo a tecer, pouco a pouco, numa rede global cada vez maior e mais sólida.

É muito claro para nós que o órgão institucional de contacto mais próximo com os cidadãos é o governo local. Os grandes desafios globais começam aqui e não nos podemos atrasar: devemos germinar a semente na sua base e entender, agora mais do que nunca, que a educação não existe apenas como uma realidade de estudo técnico ou metodológico, mas também como um conceito de alcance global que fala de outras questões relacionadas com a história, inclusão, abordagem das desigualdades, acessibilidade, convivência pacífica, diversidade ou coesão social, entre muitas outras.

Com todos estes precedentes e, no atual clima global, pode parecer ingénuo falar da importância da paz face à violência, da educação face à exclusão ou dos cuidados perante o individualismo, mas não só não é utópico, como é, seguramente, indispensável. A paz e a educação compartilham em muitos aspetos o mesmo campo semântico: cultivar a paz requer respeito, observação, aprendizagem e imaginação, como também acontece com a educação. São ferramentas únicas de mudança que temos à nossa disposição.
No dia 30 de novembro comemoramos o Dia Internacional da Cidade Educadora com o compromisso das Cidades Educadoras de as procurar, imaginá-las e gerar oportunidades e espaços para crescer.

Pau Gonzàlez Val
Vereador de Educação da Câmara Municipal de Barcelona
Presidente Delegado da AICE

Sigue o nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa