Mote 2022

As Cidades Educadoras são espaços de paz e oportunidade. São muitos e notórios os esforços dos governos locais da rede em prol da criação de cidades em que se respire segurança e bem-estar, onde os direitos são garantidos e as oportunidades são criadas para todos. Políticas públicas voltadas para o fortalecimento do acesso à educação, saúde, trabalho, cultura, prática de atividade física, recreação e participação, são um exemplo disso; como são também o desenho de ambientes urbanos seguros que promovam o encontro, a boa convivência e os processos de inclusão e coesão social.

Contudo, os nossos municípios também são palco de tensões sociais onde se manifestam diversos tipos de violência que deterioram a convivência, a tranquilidade e a segurança nas nossas ruas. As desigualdades socioeconómicas e culturais estão entre as principais causas dessa violência que ameaça a liberdade e o bemestar das pessoas. Algumas das suas manifestações são mais visíveis do que outras, mas é necessário identificá-las todas e colocar meios para as prevenir e as combater.

Combater as desigualdades é uma forma de agir nesse sentido. Por outro lado, a educação é uma ferramenta muito importante que nos permite transmitir valores essenciais para a construção de espaços e cidades de paz, como a importância do respeito, da justiça social e do diálogo.

Portanto, a implementação de políticas públicas, programas e iniciativas cidadãs que contribuam  ara a igualdade de oportunidades, que transmitam atitudes e valores para uma boa convivência, que gerem pensamento crítico, e que garantam o bem-estar e o desenvolvimento de todas as pessoas e um compromisso de transformar culturas de violência em culturas de paz, que todas as Cidades Educadoras compartilham.

Assim, o lema escolhido para o Dia Internacional da Cidade Educadora de 2022, através de um processo de consulta com todos os membros é: “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”. Com esta celebração procuramos mobilizar todos os agentes sociais os vossos municípios para que unam esforços para promover a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão. Da mesma forma, pretende-se que seja uma celebração dinâmica e participativa, que promova o diálogo e sirva para divulgar todas as oportunidades que o município oferece e contribua para a criação de novas sinergias.

Sigue o nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa