Porquê?

Para criar consciência da importância da educação na cidade e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais relativamente à educação, assim como ao trabalho que os agentes educativos realizam, quer seja no âmbito da educação formal ou não formal. Pretende-se valorizar e divulgar o seu trabalho para que novas cidades, entidades de cidadãos, peritos e representantes da sociedade civil e do setor privado assumam o compromisso de construir melhores cidades através da educação.

Com esta celebração global, a AICE pretende contribuir também para a prossecução da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável. Agenda, elaborada mediante um diálogo sem precedentes entre os estados membros das Nações Unidas, os governos locais, a sociedade civil, o setor privado e outros agentes, outorga especial importância às cidades (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11) e à educação de qualidade para todos e ao longo da vida (ODS4).

Nesse âmbito, o Comité Executivo e o Secretariado da AICE convidam as cidades membro a dar o seu testemunho e a renovar o seu compromisso com a Carta de Cidades Educadoras mediante a organização de um programa de atividades comemorativas do Dia Internacional da Cidade Educadora.

 

Porquê 30 de Novembro?

Propomos concentrar as atividades nessa data para comemorar o dia 30 de Novembro de 1990 em que se proclamou, em Barcelona, a Carta das Cidades Educadoras. Concentrando as atividades em todas as cidades numa mesma data pretende-se dar maior visibilidade ao caráter global da Associação.

Sigue o nosso Twitter

Seguimos construyendo un #León de Primera, una Ciudad Educadora.

Se llevó a cabo la Presentación del Acuerdo de Colaboración entre el Centro Internacional para la Promoción de los Derechos Humanos UNESCO y nuestro municipio.