<< A voz dos e das Autarcas

Valongo

Presidente Sr. José Manuel Ribeiro

O Município de Valongo tem vindo, ao longo dos últimos anos, a intervir de forma cada vez mais abrangente na área da Educação, como comprova a elaboração e a aprovação do seu Projeto Educativo Municipal. Trata-se de um projeto educativo explícito e concertado de intervenção concelhia e metropolitana, que pretende congregar esforços e recursos, definindo prioridades, enquadradas nas políticas e compromissos internacionais e nacionais. Cria ainda uma linha de ligação entre as áreas da aprendizagem formal, não-formal e informal, prevenindo a dispersão e a duplicação de instituições, iniciativas e esforços que, direta ou indiretamente, intervêm no desenvolvimento educativo e formativo do concelho, enquadrando-se dentro do conceito de cidade educadora, avançado pela UNESCO e em perfeita sintonia com os princípios enunciados na Carta das Cidades Educadoras.

No âmbito do Projeto Educativo Municipal, são vários os projetos desenhados e implementados anualmente, que vão ao encontro desses mesmos princípios, desde a Biblioteca Humana e Atos de Intervenção, que promovem a diversidade e a luta contra a discriminação, e que foram apresentados no último congresso internacional da AICE, na Argentina, até aos projetos de promoção ativa da educação para a saúde, como a divulgação do código ColorADD (a par dos rastreios visuais dos/as alunos/as), a formação de docentes em Suporte Básico de Vida, a promoção de hábitos de alimentação saudável, a colaboração com projetos do Ministérios da Saúde como o PASSE ou o PRESSE, passando ainda por projetos de educação parental, bem como de formação de pessoal docente de que os projetos Pais, Mães & Companhia e + Literacia em Valongo são bons exemplos.

Temos ainda projetos que potenciam a participação dos cidadãos como o Orçamento Participativo Jovem, bem como a preservação e a afirmação da identidade pessoal e concelhia de Valongo, patente na valorização dos costumes e origens, sendo um bom exemplo a criação das logomarcas, o Conto Andarilho, as Sessões de sensibilização e de Reflorestação das Serras de Valongo e o Campo de Férias TOK’AMEXER Valongo.

Valongo assume assim o seu papel de cidade educadora. A adesão à Rede Internacional de Cidades Educadoras, uma comunidade com preocupações e objetivos comuns, permite aprender e partilhar experiências educativas inovadoras, sendo, em nosso entender, a real mais-valia da integração nesta comunidade.

Sigue o nosso Twitter

.@ZCultura te propone “Un paseo con juegos”, itinerarios de 15 juegos en 24 barrios para público infantil y familiar.
Una divertida propuesta creada por @pai_animacion para recorrer y conocer #Zaragoza, siempre de forma segura frente a la COVID19.
Info. > https://t.co/MaXuN3Et02

📣 Como coordinadores de la Red Mexicana de #CiudadesEducadoras, participamos en el Foro #DiálogosEducadores donde platicamos sobre los desafíos de la educación frente al #COVID19 y las estrategias para el retorno a las aulas.

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa