<< A voz dos e das Autarcas

Matosinhos

Presidente Sra. Luísa Salgueiro

Matosinhos integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) desde 11 de março de 2016, tendo-se comprometido a respeitar os princípios plasmados na Carta das Cidades Educadoras.

Hoje, mais do que nunca, a cidade dispõe de inúmeras possibilidades educadoras, oferecendo importantes elementos para uma formação integral dos cidadãos. Matosinhos tem vindo a assumir-se, nos últimos anos, como um município integrador, inovador e proativo na valorização da educação e na concertação de políticas educativas contextualizadas.

O Município compromete-se, em articulação com a comunidade e agentes educativos, a contribuir para que o percurso a fazer se norteie sempre pelos princípios subscritos, concretizando, dessa forma, a cidade enquanto espaço educativo da sociedade atual.

Matosinhos alicerçou os pressupostos da Cidade Educadora na construção do Projeto Educativo Municipal que expressa a identidade do Município e da comunidade, enquanto parceiros na Educação. Neste sentido, o Projeto Educativo Municipal de Matosinhos emerge do pressuposto de que a Educação é determinante no desenvolvimento do Concelho, sendo a principal fonte de construção de qualidade de vida, de criatividade e de competitividade. A educação é concetualizada, não como um conjunto de atos isolados, incidindo sobre indivíduos isolados, mas antes como um ato social em que os “atores” e os “espetadores” se confundem. Como tal, o Projeto Educativo Municipal surge da necessidade de um conjunto de mudanças e reformas constituídas e impostas pelos parceiros educativos. Assim, cada um dos intervenientes na criação de um Município Educador deve ser capaz de se orientar estrategicamente fazendo constantes avaliações e ajustamentos aos objetivos e às formas de agir.

O Município de Matosinhos, defensor da ideia de que a educação não ocorre apenas na escola, tem promovido a articulação entre os diversos agentes educativos, numa lógica de “escolicidade”. Tem sido privilegiada a aposta na conceção e implementação de projetos educativos inovadores, promotores de experiências socioeducativas, pedagógicas, culturais, ambientais e desportivas, que têm vindo a promover uma melhoria na qualidade da Educação no nosso concelho.

O dia 30 de novembro de 2017 configura-se assim como a data de celebração da ligação da escola à cidade e da cidade à escola indo mais além. A cidade educadora e inclusiva estará de corpo e alma no Kastelo – Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, juntamente com toda a comunidade educativa local, aplaudindo o trabalho realizado juntamente com o hastear da bandeira alusiva à data.

 

Sigue o nosso Twitter

.@ZCultura te propone “Un paseo con juegos”, itinerarios de 15 juegos en 24 barrios para público infantil y familiar.
Una divertida propuesta creada por @pai_animacion para recorrer y conocer #Zaragoza, siempre de forma segura frente a la COVID19.
Info. > https://t.co/MaXuN3Et02

📣 Como coordinadores de la Red Mexicana de #CiudadesEducadoras, participamos en el Foro #DiálogosEducadores donde platicamos sobre los desafíos de la educación frente al #COVID19 y las estrategias para el retorno a las aulas.

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa