<< A voz dos e das Autarcas

Alenquer

Presidente Sr. Pedro Miguel Ferreira Folgado

Caros Munícipes,

O Município de Alenquer tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento económico e social do concelho de forma a proporcionar a melhoria das condições gerais de vida, de trabalho e de lazer dos seus habitantes. Esta missão, e as respetivas políticas municipais, estão intimamente ligadas com a subscrição da carta das cidades educadoras em 2014, a qual veio tornar público o compromisso com a cidade, neste caso vila de Alenquer, assim como, permitir uma nova abordagem ao nível da partilha de práticas e experiências em torno deste grande objetivo que é ser uma vila verdadeiramente educadora.

Para além dos desafios diários que surgem na área da educação, diretamente relacionados com a multiplicidade de competências que os municípios detêm, a aposta dos vários executivos municipais nesta área tem ido muito além do previsto na lei, tendo vindo a ser desenvolvidos pelos vários serviços municipais um conjunto de projetos plenos de intencionalidade em áreas como o empreendedorismo, a cultura e património, o desporto e associativismo, os tempos livres, o ambiente, a multiculturalidade, a educação para a saúde, a participação cívica, a psicologia e a terapia da fala.

Mais do que enumerar os projetos importa dar destaque aos seus principais objetivos e esses estão indubitavelmente relacionados com a melhoria da qualidade de vida da população e com a necessidade de contribuir para uma maior coesão social e territorial.

Desta forma, reforçamos o nosso firme compromisso com o Direito à Cidade Educadora, tendo presente que a educação deverá ser inclusiva e de qualidade ao longo da vida, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação alguma e em articulação com as distintas entidades concelhias e famílias.

Continuaremos a construir o futuro de mãos dadas com todas as forças vivas do município pelo Direito à Cidade Educadora, inclusiva, com igualdade de oportunidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade, livre de todo o tipo de violência e de acesso fácil ao conhecimento e saberes que permitam o desenvolvimento da comunidade.

Reiteramos, ainda, o nosso compromisso, enquanto responsáveis políticos, de criar espaços de encontro, diálogo, reflexão e decisão, onde estejam presentes as diferentes culturas e grupos sociais que integram a nossa sociedade com o objetivo de conseguir responder com êxito aos numerosos desafios que enfrentam os nossos municípios.

Sigue o nosso Twitter

.@ZCultura te propone “Un paseo con juegos”, itinerarios de 15 juegos en 24 barrios para público infantil y familiar.
Una divertida propuesta creada por @pai_animacion para recorrer y conocer #Zaragoza, siempre de forma segura frente a la COVID19.
Info. > https://t.co/MaXuN3Et02

📣 Como coordinadores de la Red Mexicana de #CiudadesEducadoras, participamos en el Foro #DiálogosEducadores donde platicamos sobre los desafíos de la educación frente al #COVID19 y las estrategias para el retorno a las aulas.

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa