<< La voz de los Alcaldes y Alcaldesas

Santos

Prefeito Sr. Paulo Alexandre Barbosa

A educação é a base para transformar a sociedade e, neste aspecto, a sala de aula é o primeiro e mais importante ambiente capaz de iniciar esse processo. No entanto, o ambiente acadêmico é apenas o ponto de partida que deve se estender para além dos muros escolares.
Em nossa Cidade, adotamos uma série de programas para estimular a participação da comunidade na vida escolar e, mais do que isso, para que a escola dialogasse permanentemente com a sociedade. Implantamos, por exemplo, a Justiça Restaurativa, que trabalha com círculos restaurativos para discussão de problemas envolvendo vítimas e agressores, com a participação de toda a comunidade escolar.
Também iniciamos o programa Coordenadores de Pais, realizado em parceria com o Comunitas e Itaú Social, com o objetivo de aproximar a família do ambiente escolar para reduzir a evasão e garantir o empoderamento da comunidade com as escolas, programas hoje que já começam a dar os primeiros frutos.
Abrimos as bibliotecas das escolas para a comunidade e criamos um programa para doar e levar os livros sem qualquer barreira, que está a disposição em pontos de ônibus e equipamentos públicos. Esta iniciativa é complementada com uma biblioteca volante, que percorre os bairros e permite, da mesma forma, a escolha de obras para leitura sem qualquer restrição.
Temos ainda ações que formam o aluno para atuar não somente dentro do ambiente escolar, mas também como um disseminador da informação na sociedade em que vive. Os Grêmios Estudantis, por exemplo, que foram retomados em 2013, trabalham com os eixos de cidadania e valorizam o coletivo em prol do ambiente acadêmico.
Implantamos o Jovem Doutor, no qual o aluno que participa do programa é um agente multiplicador de informações sobre saúde, sexualidade, entre outros temas, na escola e na sua comunidade. E mais recentemente, criamos o Aluno Ouvidor, que vai permitir ao estudante já conhecer os instrumentos de diálogo da sociedade com a Administração Municipal. Desta forma, os alunos aprendem desde cedo sobre cidadania e atuam na fiscalização e acompanhamento das políticas públicas.
Tão importante quanto criar futuros adultos de sucesso é contribuir para desenvolver um cidadão consciente de seus direitos e deveres, dentro de uma sociedade que está em permanente diálogo e construção.

Sigue nuestro Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Asociación Internacional de Ciudades Educadoras.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa