<< La voz de los Alcaldes y Alcaldesas

Penalva do Castelo

Concejala Sra. Lucília Maria da Silva Costa Santos

A adesão do Município de Penalva do Castelo, em 2016, à Associação Internacional das Cidades Educadoras teve como base o princípio fundamental de que todos os cidadãos têm direito a uma Cidade Educadora.

Sendo certo que um Município Educador implica uma visão e uma ação coerentes, a nível dos espaços e dos serviços públicos bem como uma intervenção convergente e em rede a nível dos espaços rurais, urbanos e dos equipamentos sociais e culturais, o Município de Penalva do Castelo tem na sua agenda esta preocupação central. São testemunho disso os projetos e o leque de iniciativas desenvolvidas nesta área, de origem e responsabilidades diversas, como é o caso da aposta num Conselho Municipal de Educação a funcionar em pleno que possibilita que as respostas educativas e os agentes locais com responsabilidades na área se envolvam na definição de políticas educativas adequadas às necessidades.

Paralelamente tem havido uma forte aposta em projetos de parceria com o Agrupamento de Escolas local com o objetivo de consciencializar e informar crianças e jovens sobre os seus direitos e deveres, de modo a que vão formando precocemente a sua consciência cívica e que possam intervir de forma mais eficaz na sociedade.

A preservação do património material e imaterial tem sido também uma preocupação, através do desenvolvimento de iniciativas de cariz cultural e ambiental que permitam perpetuar a identidade local.

Outras das prioridades de trabalho do Município é a área da Inclusão Social, procurando-se traçar um caminho para a igualdade, o respeito pela diversidade e o acesso igualitário de oportunidades.

Seguindo a mesma lógica, na área do planeamento urbano estão a ser desenvolvidos projetos que procuram quebrar as barreiras físicas limitativas do exercício do direito à igualdade, fazendo com que o cidadão com deficiência sinta o menor número de barreiras no desenvolvimento da sua vida diária.

Penalva do Castelo assume assim o seu papel de concelho educador, um concelho com personalidade e identidade próprias, integrado no País onde se encontra, sem se fechar em si mesmo e relacionando-se com o que o rodeia, nomeadamente outras cidades e territórios que possibilitem novas aprendizagens, a troca de experiências e o enriquecimento da vida dos seus habitantes.

Nesta linha de raciocínio a adesão do Município de Penalva do Castelo à Associação Internacional das Cidades Educadoras, tem sido uma mais-valia. A partilha de experiências tem sido um forte contributo para o desenvolvimento das potencialidades educativas do concelho e, consequentemente, têm contribuído para o bem comum.

Assim, Penalva do Castelo agrega vontades e mobiliza ações em prol do desenvolvimento das pessoas, de modo a tornar-se um município cada vez mais inclusivo e educador.


Sigue nuestro Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Asociación Internacional de Ciudades Educadoras.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa