RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Lagoa prepara Congresso Nacional das Cidades Educadoras

Teve lugar em 6.12.18 a primeira reunião da comissão científica com a comissão organizadora do 8º Congresso Nacional de Cidades Educadoras, que já se prepara nesta cidade do Algarve.

17-12-2018    Sin categoría

A Vereadora Ana Martins, responsável pelos pelouros da Educação e da Cultura, dirigiu a reunião que juntou investigadores universitários, técnicos municipais, responsáveis da autarquia e um representante da Rede Portuguesa de Cidades Educadoras (RTPCE).

Durante a manhã de trabalho, definiram-se as principais linhas orientadoras do encontro que deverá acolher mais de setenta cidades de todo o país, entre 15 a 18 de maio de 2019.

O Município de Lagoa anfitrião deste Congresso, convidou para a comissão científica representantes das várias instituições de ensino superior do Algarve, nomeadamente a Universidade do Algarve (UAlg), o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes ligado ao grupo Lusófona (ISMAT), e a Universidade Aberta que tem na região um Centro Local de Aprendizagem. A participação empenhada destas entidades nos trabalhos do Congresso das cidades educadoras constitui desde o primeiro momento um valioso e prestigiante contributo.

“Criar (na) Cidade” é o tema central do Congresso de Lagoa, que se propõe reforçar os três níveis de compromisso que vêm marcando as anteriores edições deste Congresso: Por um lado, a responsabilidade e envolvimento dos responsáveis políticos; em simultâneo a investigação e reflexão teórica; e em terceiro lugar, mas não menos importante, a partilha de experiências e boas práticas entre as cidades educadoras portuguesas.

Recorde-se que este Congresso teve a sua primeira edição na cidade educadora de Vila Real em 2006, e depois de várias outras cidades do país, vai realizar-se pela primeira vez no Algarve.