RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Encontros regional e nacional da RTPCE em Lagoa-Açores

Os primeiros encontros Regional e Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras do ano 2020 decorreram nos dias 27 e 28 de fevereiro respetivamente, no Convento de Santo António, na cidade de Lagoa dos Açores, numa organização da Câmara Municipal de Lagoa.

04-03-2020    Encontro

Num total de 134 inscrições, para ambos os Encontros, no dia 27 de fevereiro, o Encontro Regional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE),contou com a participação de 21 municípios que pertencem à Rede. Sendo que, outros municípios não aderentes e entidades foram também convidados a participar neste Encontro, num total de 82 participantes neste primeiro dia.

Por seu turno, o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras que decorreu no dia 28 de fevereiro contou com um total de 123 participantes confirmados, representantes de 41 municípios da RTPCE e de outros municípios e entidades convidados.

A primeira parte do programa do Encontro Nacional foi subordinada ao tema “Diversificar Aprendizagens – Investir na Educação Não Formal”. Do mote do “Desenvolvimento de Competências”, subordinado ao tema Cultura e Património – Núcleos do Museu de Lagoa, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Convento de Santo António e a Coleção Visitável da igreja Matriz de Lagoa.

Também no dia 28 decorreu a reunião da RTPCE com as aprovações dos Relatório 2019 e Plano de Atividades 2020, alteração ao Regimento da RTPCE no seu artigo 3º; informações sobre os grupos Temáticos de Trabalho; atualização da Carta de Princípios da AICE; processo de atribuição de Bolsas para a participação no XVI Congresso Internacional da AICE, em Katowice; informação sobre a produção de um logotipo da RTPCE.

Já o Encontro Regional, em torno da temática Construir a Cidade Educadora, contou com duas sessões de apresentação de Boas Práticas, seguindo-se uma visita ao Núcleo Museológico do Presépio.
Após a apresentação de diversos temas, por parte dos oradores convidados, o dia terminou com uma Tertúlia à volta do tema “Cidade Educadora”, com a presença dos vereadores da Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras e outros municípios da RTPCE.

De ressalvar que, a Lagoa afirma-se, assim, como sendo uma Cidade Educadora que aposta na educação e esta iniciativa pretendeu reforçar a proposta de Cidade Educadora, partilhando experiências e ideias educadoras entre os vários municípios e entidades presentes. Para a Câmara Municipal de Lagoa, estes encontros são uma mais-valia e uma verdadeira ferramenta de transformação social, através do envolvimento da comunidade nas decisões políticas e sociais, num exercício de uma cidadania ativa, reforçando assim a vivência democrática no concelho.