RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação

05-08-2020    Encontro   Evento   Formação   Palestra   Seminário

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Departamento de Ciências Humanas, convida para o XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação, V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, II Seminário SESC e URI de Educação, que acontecerá online. O tema “Cidades Educadoras: novos olhares para o desenvolvimento humano na escola e para além dela” reunirá pesquisadores e profissionais da educação, oportunizando o debate e a reflexão sobre a cidade e suas potencialidades educativas, seja na gestão pública ou na sociedade, através de ações, políticas, espaços e iniciativas que visem o desenvolvimento humano em diferentes campos disciplinares, de modo intersetorial e nos diferentes tempos da vida. O evento objetiva contribuir para os processos de formação continuada de profissionais das áreas da educação, do direito, da saúde, do urbanismo, do meio ambiente, entre outras, na perspectiva da construção de uma compreensão intersetorial, que vislumbre as cidades a partir de seus territórios, seus sujeitos e suas instituições. Como forma de potencializar o debate frente a temática principal do Evento, o XI SINCOL está organizado em três eixos temáticos, os quais, abordarão os GTs de Trabalhos, os Minicursos e os Painéis Temáticos.

 

Eixos Temáticos: 

Cidade Educadora e os tempos da vida(infância, adolescência, adultez e velhice)

A cidade como espaço de convivência humana e de construção das pessoas nos diferentes tempos da vida. A infância, a adolescência, a juventude, a adultez e a velhice compreendidas como ciclos de vida com necessidades específicas de aprendizados e características diferenciadas. Como fomentar diferentes espaços de formação humana? Que desenhos formativos são adequados considerando o bem viver nos diferentes tempos da vida? Como fomentar a convivência e a troca de experiências intergeracionais? Como construir uma cultura de paz baseada no respeito a diversidade, aos direitos humanos e a liberdade de todos e de cada um, em diferentes esferas da vida?

Cidade Educadora e seus territórios, serviços e equipamentos

A cidade como espaço de convivência humana e de construção da paz e da dignidade para todos. Mapeamento de serviços, políticas públicas, equipamentos e serviços conformando territórios educativos. Quais são os serviços disponibilizados nas áreas da saúde, do saneamento, do transporte, do meio ambiente, da moradia, entre outras, e que fomentam, além de suas ações específicas, processos de informação e formação? Existem territórios educativos que articulam ações, serviços e equipamentos em nossas cidades? Como o urbanismo podem contribuir para construir cidades mais humanas e reconstruir as cidades que temos?

Cidade Educadora e Escola

A cidade como espaço de convivência humana e a escola como polo agregador do desenvolvimento dos cidadãos da infância a velhice, considerando a escolaridade na idade obrigatória, conforme a emenda constitucional n. 59/2009, e a educação de jovens e adultos. Que experiências escolares colaboram para o desenvolvimento humano integral? Que experiências escolares transpõe os muros dos prédios escolares e integram saberes da vida com saberes sistematizados pelas ciências?

 

Programação:

16/09

Credenciamento

Cidade educadora: construir novos olhares para nossos Territórios

Dra Jaqueline Moll

17/09

Experiência Nacional da Cidade Educadora

Representantes de Marau (RS),
Soledade (RS),
Vitória (ES),
Nova Petrópolis

Apresentação de Trabalhos dos Grupos de Trabalhos (GTs)


Mini cursos / oficinas

Palestra: A Universidade e a Cidade educadora

Marcio Taschetto,
Eliara Levisnki,
Elcio Corá

18/09

Experiência internacional da Cidade Educadora

Paulo Louro – Portugal,
Laura Alfonso – Argentina,
Laura Vilanueva – México,
Rosa Beatriz Quintana – Uruguai

Diálogos sobre a cidade: como podemos qualificar nossas cidades?

Representantes dos Eixos Temáticos do Evento,
Representantes do Poder Municipal e entidades representativas

Solenidade de Encerramento

Para mais informações, acesse o site: http://sincol-ppgedu.com.br/index.php