RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Programa «Saberes em Casa» – Guarulhos-SP

29-07-2020    Aprendizagem   COVID-19

O Programa Saberes em Casa é uma das ações propostas pela SME de Guarulhos visando possibilitar que os alunos continuem tendo acesso a conhecimentos diversos por meio da cultura e do lúdico, complementando e ampliando seu conhecimento de mundo e diminuindo os efeitos negativos causados pelo distanciamento social. O Programa Saberes em Casa vai ao ar de 2ª a 6ª, das 9h às 10h30, pela TV Câmara, ao término de cada edição, no período da tarde, as atividades ficam disponíveis no Portal da Secretaria de Educação e no Youtube. Entendemos que tal programação não tem o objetivo de substituir uma aula presencial. Porém, proporciona, das formas mais variadas, discussões em todas as áreas de conhecimento trabalhadas nas escolas.

O programa de televisão Saberes em casa, produzido por educadores da Rede Municipal de Ensino, constitui o ponto de partida para ações pedagógicas mais amplas desenvolvidas pelos educadores em cada unidade escolar, em parceria com as famílias. Tais ações visam favorecer o desenvolvimento integral dos educandos, com vistas à apreensão dos saberes possíveis de serem trabalhados na modalidade a distância, até que o ensino presencial seja retomado com segurança, com uma hora e meia de duração diária com os seguintes blocos – Morando nas Histórias (contação de histórias que resgatam contos, lendas, fábulas do repertorio cultural); Alecrim dourado com cheirinho saudades (parlendas, trava-línguas, adivinha etc.); Dica do Professor (vídeos enviados pelos educadores das escolas próprias e entidades parceiras); Desafio do Dia (com temas variados são levados assuntos para aprofundamento de conhecimentos); Desafio do Dia EJA (com videoaulas cedidas pelo Canal Futura da Fundação Roberto Marinho) e atividades distintas para cada dia da semana como segue: LIBRAS, Desenvolvimento das AVDs; Falando de Música; Artes como experiência, Educação Física: brincando e pensando cultura; e É hora de Inglês! tendo como objetivos pedagógicos:

• Propor atividades de forma leve e prazerosa;

• Ampliar o repertório cultural;

• Possibilitar aprofundamentos de conhecimentos sobre o eixo: O educando e os saberes relativos à Natureza e Sociedade com atividades de forma interdisciplinar em outros eixos;

• Garantir o acesso a diversas áreas do conhecimento;

• Assegurar o atendimento a todos educandos, inclusive os com deficiência. Programa Saberes em Casa no portal SE Informe: Os materiais educativos disponibilizados no Portal, portanto, são recursos de fácil acesso e manuseio que apoiam e aprofundam as aprendizagens propostas nos programas de televisão e nos roteiros de estudo, ampliando o repertório do educando e potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Há o acesso ao canal do youtube com todos os programas de TV já exibidos para que possam ser vistos quando quiserem; Dá um play! Espaço com indicação de outros canais do youtube com sugestões de temas que podem aprofundar os conhecimentos debatidos na TV; Minha biblioteca com livros digitais que podem ser lidos no celular ou no computador; Vamos brincar, espaço com jogos educativos; desafios do Dia com banners de celular com as atividades propostas para cada dia. Todas as atividades são renovadas semanalmente.

Roteiros de Aprendizagem e Orientações para a Educação Infantil: Nos roteiros de aprendizagem e/ou estudos, os temas e saberes apresentados nos programas de televisão são explorados e intensificados. É válido ressaltar que o roteiro de aprendizagem e/ou de estudo é uma modalidade organizativa do ensino que tem como função precípua o desenvolvimento da autonomia do educando, além de proporcionar que a interação com o objeto de conhecimento seja aprofundada por meio de instrumentos e fontes de pesquisa, análise e investigação diversificados. Na realização dos roteiros, também são previstas a interação, sempre que possível, entre pares, incluindo membros da família e pessoas próximas da mesma faixa etária e adultos responsáveis. enviados por meio digital a fim de complementar as ações das escolas. Há a proposta de envio impresso pela Secretaria.

A programação do Canal e do Portal é pensada para atender a todos os alunos da rede municipal de uma forma integrada, interdisciplinar e gradual, no que diz respeito à complexidade dos saberes, considerando as mais diversas realidades, ou seja, os alunos de todos os anos podem acompanhar a programação inteira e absorver cada conhecimento ou realizar cada atividade dentro das suas possibilidades de desenvolvimento.