Cidades brasileiras compartilham experiências e celebram o X Encontro Nacional de Cidades Educadoras, em Passo Fundo/RS
Realizado em Passo Fundo nos dias 30 e 31 de outubro, o X Encontro Nacional de Cidades Educadoras reuniu 140 participantes, entre gestores públicos, técnicos, educadores e representantes da sociedade civil, provenientes de 24 cidades educadoras brasileiras integrantes da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), além de outras sete cidades não membro. O evento contou também com a presença de Laura Alfonso, Diretora da Delegação para América Latina de Cidades Educadoras, e Silvina Ortiz, ambas representando a instituição sediada em Rosário, na Argentina.
Com o tema Cidades Educadoras: Sustentabilidade, Criatividade e Inclusão para uma Cidadania Ativa, o encontro combinou momentos de debate e reflexões, como a Mesa de Prefeitos e Prefeitas – que destacou a relevância da liderança política comprometida com a educação como eixo do desenvolvimento urbano -, e a inspiradora palestra, ministrada pela professora Profa. Gina Vieira Ponte, que abordou perspectivas críticas para a educação em valores e direitos humanos, com reflexões centradas nas questões relacionadas à violência contra meninas e mulheres.


Ao longo dos dois dias de intensa programação, foram compartilhadas 37 experiências inovadoras, envolvendo práticas de sustentabilidade, cultura, inclusão social, criatividade e protagonismo comunitário. As iniciativas apresentadas reafirmaram o compromisso das cidades brasileiras com os princípios da Carta das Cidades Educadoras e com a construção de territórios mais sustentáveis, inclusivos e participativos.
O X Encontro também foi um momento de fortalecimento institucional da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). Durante o evento, foi realizada uma reunião com as cidades não associadas, que puderam conhecer os benefícios de integrar a Associação Internacional, bem como os caminhos para adesão à AICE. Também foi realizada a Assembleia Geral da Rebrace, em que foram deliberados temas importantes para o trabalho da Rebrace. Esses momentos contribuíram para ampliar o diálogo e consolidar o movimento das cidades educadoras no Brasil, reafirmando o compromisso com uma gestão pública mais humana, democrática e educadora.
As visitas guiadas a projetos locais e a diferentes espaços da cidade também funcionaram como experiências pedagógicas, nas quais a própria cidade se tornou um espaço de aprendizagem. Foram oferecidas as seguintes trilhas de visitas guiadas:
- Espaços de sustentabilidade e gestão ambiental: Parque Banhado da Vergueiro e Escola Pública de Sustentabilidade.
- Infraestrutura urbana sustentável: Parque Linear Avenida Brasil, Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango e Escola Pública de Esportes.
- Inovação na educação e cultura: Parque da Gare, Escola Pública de Música Yamandu Costa e Prisma Espaço Geek.
- Inovação e empreendedorismo: Escola Pública de Inovação (Escola das Profissões), Hub Aliança Empresarial e Secretaria de Inovação.
- Educação e inclusão: Escola Municipal de Autistas Olga Caetano Dias e Escola Pública de Trânsito.
Apresentações culturais abrilhantaram ainda mais o evento, trazendo música, animação e apresentando o trabalho cultural desenvolvido em Passo Fundo!
Os Encontros Nacionais reforçam a importância da cooperação entre municípios e da troca permanente de saberes para enfrentar desafios contemporâneos, oportunidades para agregar e levar às cidades novas referências e inspirações, promovendo ainda o fortalecimento da colaboração entre municípios da rede e reforçando a convicção de que a construção de cidades mais justas, criativas e sustentáveis depende do engajamento permanente de governos e comunidades.



