<< La voix des maires

Lagoa

Adjoint au Maire à l’Éducation et à la Culture, Mme. Albertina Oliveira

É com enorme satisfação que o Município de Lagoa – Açores associa-se às comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora. Por um lado, afirma-se como sendo uma cidade que educa, que potencia o sector da Educação numa inclusão de todos e reforça o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias, fomentando, em simultâneo, a aprendizagem e o conhecimento por todas as suas freguesias: do Rosário à Ribeira Chã, através de áreas ditas transversais como seja a cultura, o desporto e o ambiente.
Parafraseando Nelson Mandela, “ a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”, é o motor de desenvolvimento de uma sociedade que se quer melhor, bem formada, justa e igualitária. É também, nesta esteira, que a Câmara Municipal de Lagoa vê a educação como sendo um setor crucial para o desenvolvimento do seu território e das suas gentes, em todas as diferentes gerações. Com este propósito, a autarquia desenvolve um trabalho de parceria e cooperação com todas as escolas do seu concelho. Nos últimos dois anos, a autarquia teve também uma preocupação acrescida no âmbito da educação, adotando e redefinindo várias medidas: foi criado o Plano Educativo e Cultural do município, assente na cidadania, o qual permitiu conceber um programa de cultura extensível a vários equipamentos municipais, bem como se encontra a cooperar com a implementação do Prosucesso nas escolas do concelho. Aderiu, igualmente, à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que permite a partilha de experiências com outras cidades, proporcionando uma visão mais ampla do que é ser-se uma cidade educadora. Também, durante este ano, a autarquia retomou o “Programa de Intervenção Social, Educativa e Recreativa” – SER, que pretende dar respostas especializadas às necessidades reais das classes sociais, através da sua ação interventiva junto da população.
A autarquia ao implementar medidas e projetos desta natureza, pretende investir e contribuir positivamente para a educação e para a formação pessoal e social da população, dotando-lhe de conhecimentos e aptidões para o seu bem-estar, tornando-se, simultaneamente, num veículo orientador de mudança social e comportamental dos seus munícipes.
Entendemos que a educação é um pilar fundamental na formação da sociedade e que todo o trabalho feito nesta área é crucial para um maior progresso do nosso território. Por conseguinte, queremos expressar a todos as escolas, instituições culturais e educativas do concelho que têm colaborado neste projeto de definir a Lagoa como uma cidade educadora, o nosso mais sincero agradecimento por todo o trabalho feito. Juntos somos efetivamente maiores em número e maiores em trabalho realizado. Juntos acreditamos que conseguiremos levar a Lagoa mais longe a e comprometemo-nos a
continuar a colaborar e a defender mais e melhor educação para todos, em que será
sempre esta a condição sine qua non para se atingir um desenvolvimento sustentável,
uma cidadania ativa e uma paz duradoura.
A todos os que se unem em prol deste propósito, um bem hajam!

Suivez notre Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AIVE
  • Association Internationale des Villes éducatrices
  • Avinyó 15, 4ème étage, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa