<< The voice of Mayors

Paredes

Presidente Sr. Celso Manuel Gomes Ferreira

educação é um direito fundamental, que garante o desenvolvimento social, económico e cultural do indivíduo e logo da sociedade. Esta ideia extraordinária da criação da Associação Internacional das Cidades Educadoras permite a partilha de experiências e o potenciar das respostas, porque os municípios desempenham um papel fundamental em prol do desenvolvimento da educação, através do contributo de autarcas, governantes, professores, comunidades educativas e das famílias.

Por via da integração do Município de Paredes na Associação Internacional das Cidades Educadoras, procuramos desenvolver um trabalho transversal englobando todos e para todos.

A cidade educadora interage com o território em que se encontra e com outras cidades do seu e de outros países. O objetivo permanente é o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus cidadãos. É uma garantia dos princípios de igualdade entre todas as pessoas e de justiça social. São estas as premissas da criação da rede internacional das cidades educadoras, valores que importa promover rumo à construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais progressista.

Consciente da importância da educação como fator de desenvolvimento e progresso social, a Câmara Municipal de Paredes fez uma aposta sem precedentes, investindo numa das Cartas Educativas mais ambiciosas de Portugal e, em apenas 10 anos, tem já resultados notáveis no combate ao insucesso e ao abandono escolar, transformando um território com resultados muito modestos num exemplo nacional e contribuindo assim para qualificação dos paredenses.

 

Follow our official channel at Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • IAEC
  • International Association of Educating Cities
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Phone: +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa