<< Experts’ say

Vilu Salvatore

Psicóloga social

Sou Vilu Salvatore, ex- Delegada Técnica da Associação Internacional de Cidades Educadoras e ex- representante da cidade de São Paulo no Comitê Executivo da Associação.

Como psicóloga social e tendo dedicado minha vida profissional a área social do setor público, sempre acreditei que a cidade guardava um potencial educador ainda inexplorado em todas as suas possibilidades. Como fazê-lo sempre foi para mim, um enigma.

Quando fui chamada para organizar o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em São Paulo em 2008, e tomei conhecimento do programa cidades educadoras, encontrei a chave, que, de alguma forma, procurava há tantos anos.

O Programa Cidades Educadoras é a ponte entre a pessoa, o cidadão e a cidade, o ambiente urbano.

É a cidade democrática, inclusiva, que respeita as diferenças de toda natureza, que busca a sustentabilidade ambiental, promove a educação não formal e informal em todos os espaços possíveis da cidade e que articula todas as políticas públicas no sentido de oferecer às pessoas a oportunidade de aprender ao longo de toda a vida.

No dia 30 de dezembro, pela primeira vez, comemoramos o Dia Internacional das Cidades Educadoras e quero aqui saudar o ex-prefeito de Barcelona, Pasqual Maragall e Marta Mata, pedagoga e professora que deram início a essa incrível jornada.

Saudar também a Pilar Figueiras e Marina Canals, incansáveis e admiráveis mulheres que ajudaram e continuam ajudando a difundir esse ideal em todo o mundo, bem como a toda equipe da AICE.

E finalmente saudar os prefeitos visionários e funcionários das prefeituras de todas as cidades do planeta que traduzem em ações formais e intencionais esta utopia possível.

Follow our official channel at Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • IAEC
  • International Association of Educating Cities
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Phone: +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa