<< La veu dels Alcaldes i les Alcaldesses

Santo Tirso

Presidente Sr. Joaquim Barbosa Ferreira Couto

O cenário atual de crise econòmica tem contribuído para o agravar das desigualdades e assimetrias sociais, surgindo como uma forte ameaça à coesão social, a um regime de igualdades básicas e de acesso equitativo a bens e serviços essenciais de vida.

O Município de Santo Tirso, atento a estas necessidades, tem procurado, por um lado, reforçar a sua atuação neste domínio, mas também agir proativamente e preventivamente sobre os fatores promotores destas asimetries e desigualdades sociais.

A este nível, reconhece, não só que a igualdade no acesso às oportunidades de aprendizagem e formação constituí uma importante condição para o desenvolvimento pessoal dos seus cidadãos, como também para a promoção da sua qualidade de vida.

Neste sentido, o Município tem vindo a investir na concretização de uma política educativa inclusiva, apostando, para o efeito, no desenvolvimento de medidas de complemento à ação educativa, nomeadamente, através do reforço de apoios socioeducativos e do acesso generalizado a ofertas de reconhecido interesse pedagógico, como é o exemplo do “Programa Mimar”.

Reconhecendo que educar encerra em si múltiplas dimensões, sendo um processo sempre inacabado, em permanente renovação e atualização, há que estimular e promover o trabalho em rede, o debate, a discussão e a partilha de informação para assim beneficiar das aprendizagens e experiências proporcionades por outros parceiros.

Foi este o entendimento que motivou a adesão do nosso Município ao designado movimento das Cidades Educadoras. Através da promoção do debate, da partilha de ideias, problemáticas e experiências entre as cidades educadoras, Santo Tirso tem conseguido desenvolver as suas potencialidades educativas e reafirmar o compromisos de tornar‑se um município cada vez mais inclusivo e educador.

 

 

Segueix el nostre Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4a planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa