<< La veu dels Alcaldes i les Alcaldesses

Lisboa

Presidente Sr. Fernando Medina

As cidades enfrentam, cada vez mais, inúmeros desafios de desenvolvimento e inovação. Saber estar à altura das oportunidades de mudança que representam, é um cuidado que os municípios devem ter, com uma visão clara de progresso e coesão.

É por estas razões que a Educação tem um papel preponderante na dinâmica social, económica e ambiental das cidades.

O Município de Lisboa tem feito um grande investimento na área da Educação, com uma aposta forte na melhoria das condições e dos equipamentos necessários nos jardins-de-infância e escolas, para que todas as crianças e jovens da nossa cidade possam contar com as melhores oportunidades de aprendizagem e crescimento.

No entanto, é imperativo perceber que a Educação tem uma transcendência maior do que a política educativa estritamente clássica, pois é necessário que à dimensão formal se saiba implementar e aliar uma aposta concreta na Educação informal para todas as idades. É isso que temos feito em Lisboa, nas mais variadas áreas, de modo a que todos possam contar com mais oportunidades, ao mesmo tempo que vêem respeitados e valorizados os seus Direitos e a sua Dignidade.

A Cidade Educadora é, por essa razão, uma prioridade na nossa cidade e um reforço do compromisso para com os princípios norteadores de um concelho inclusivo, solidário e desenvolvido.

Ao assinalarmos, no dia 30 de Novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, estamos, juntamente com todo o universo de municípios da Associação Internacional das Cidades Educadoras dos vários continentes do nosso globo, a destacar todo um vasto trabalho que desenvolvemos no sentido de promovermos os valores humanos universais, marca distinta de Lisboa, cidade aberta, tolerante e cosmopolita.

Segueix el nostre Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4a planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa