<< La veu dels Alcaldes i les Alcaldesses

Almada

Vereador Sr. António José de Sousa Matos

Almada aderiu ao movimento das Cidades Educadoras em 1997, sendo dos primeiros municípios portugueses a pertencer à sua rede internacional.

Almada integra desde a sua origem a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, participando com regularidade em todas as suas atividades. Desde 2012, é membro da comissão de coordenação desta Rede Territorial e em 2015 organizou o VI Congresso Nacional desta Rede.

A nível concelhio, foi criado em 2008 um sítio na internet especificamente dedicado à construção da Cidade Educadora, como suporte comunicacional à divulgação das ofertas educativas – formais e não formais – disponíveis no Município, à melhor compreensão das políticas locais tendentes à beneficiação das condições de vida dos cidadãos e que proporciona a oportunidade a todos de partilhar as boas práticas. Em 2009 foi criado o Concurso Jovens Talentos, com o objetivo de incentivar, impulsionar e reconhecer os projetos e percursos de jovens que promovem os princípios da Carta das Cidades Educadoras, instituindo entre os Prémios atribuídos o designado “Almada, cidade educadora”.

Atualmente está em fase de realização o Projeto Educativo Local, que tem por referência a matriz aprovada pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o que consolida o percurso realizado por Almada neste Movimento.

Desde a sua adesão, Almada participa igualmente de forma ativa nos trabalhos desenvolvidos a nível internacional, assegurando presença regular nos Congressos Internacionais, onde tem apresentado experiências próprias e da rede nacional, promovido a cooperação intermunicipal e a militância ativa para que a língua portuguesa seja reconhecida como língua oficial da Associação Internacional das Cidades Educadoras.

O compromisso de Almada com o Movimento das Cidades Educadoras, é o de uma participação efetiva, norteada pela missão de preservar a identidade cultural e territorial, de cuidar e investir no potencial humano, de apoiar e promover o associativismo, o diálogo intercultural, a ação solidária e o intercâmbio geracional, social e cultural, de fomentar o progresso territorial disseminando e exercendo os valores da cidadania democrática, aberta à participação alargada e disposta a percorrer novos caminhos, novas experiências educadoras.

Segueix el nostre Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4a planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa