<< La voz de los Alcaldes y Alcaldesas

Palmela

Vice-presidente Sr. Adilo Costa

Palmela assume-se como Município Educador e integra o Movimento das Cidades Educadoras, através da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e da Rede Territorial Portuguesa (RTPCE), tendo em consideração as políticas e práticas locais que dão corpo aos princípios deste movimento internacional.

Aderimos ao Movimento Internacional das Cidades Educadoras em Junho de 2000, reforçando desde então o território como espaço educador, através de uma política educativa ampla, com carácter transversal e inovador, compreendendo todas as modalidades de educação ao longo da vida, assim como as diferentes manifestações culturais, fontes de informação e vias de descoberta da realidade que se produzem na cidade.

Em Palmela, temos vindo a intensificar o conhecimento e a explorar as potencialidades dos princípios das Cidades Educadoras no desenvolvimento das políticas educativas locais e assumimos o desafio da sua construção, elegendo o Projeto Educativo Local, (PEL), como um plano estratégico que pretende caracterizar a identidade educativa do território, otimizando a rede local de saberes, competências e recursos.

No Dia Internacional da Cidade Educadora reforçamos o nosso compromisso com o Movimento Internacional das Cidades Educadoras, acreditando que a qualidade de vida de um município educador deve passar pela criação de mecanismos de proteção e autonomia das pessoas e pela promoção da inclusão territorial. O desenvolvimento equilibrado e a redução das disparidades existentes entre o urbano e o rural, podem evitar os desequilíbrios territoriais e conferir mais coerência, quer às políticas regionais, quer às políticas sectoriais com impacto territorial.

Assumir a educação a partir do território, como um processo democrático e participado ao longo da vida, deve ser a aposta dos municípios educadores, numa lógica de cooperação entre as regiões e os países.

É com esta forma de estar que hoje trabalhamos, em sintonia com mais 491 cidades e 37 países de todo o mundo, aplaudindo o direito de todos e todas à Cidade Educadora.

 

Sigue nuestro Twitter

A la tardor, #JuguemAlesPlaces
📑Manual d'ús:
1. Busca alguna de les places actives👉https://t.co/c99PnroQYZ
2. Ves-hi amb la canalla
3. Sumeu-vos a les propostes que hi trobareu
4. Gaudiu en família i amb els veïns i veïnes
Fem de Barcelona una #CiutatJugable 😀

🙋Vols crear o millorar un projecte educatiu que contribueixi al desenvolupament de Granollers com a ciutat educadora?
📄Llegeix les bases de la Beca Maria Gaja i presenta la teva proposta abans del 31 d'octubre!
ℹ️: https://t.co/9CLziZ02Qk

@educacio360 @EducatingCities

  • AICE
  • Asociación Internacional de Ciudades Educadoras.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa