RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa em Gondomar

Decorreu no dia 19 de fevereiro, no Auditório Municipal de Gondomar, o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que contou com a presença de cerca de 60 representantes de 27 municípios, membros desta Rede.

03-03-2016    Sin categoría

Gondomar Cidade Educadora: “Caminhos para a Inclusão na Construção de uma Geração D’Ouro” serviu de mote à reflexão neste Encontro.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins iniciou a sessão de abertura, dando as boas-vindas a todos os presentes, salientando que o município de Gondomar aderiu à Rede das Cidades Educadoras recentemente, contudo, desde sempre orientou a sua atuação política para a integração social e cultural, procurando potenciar a sua capacidade educativa do Município em todas as suas vertentes.

Referiu ainda que o Município, através de uma atitude interventiva, preza as boas práticas educativas, primando pelo debate/reflexão das atividades desenvolvidas, que estão na base do desenvolvimento dos princípios da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. Frisou que este Encontro Nacional da RTPCE constitui uma excelente oportunidade de aprendizagem e de partilha de experiências entre os Municípios e que esta será, certamente, uma mais-valia para o trabalho a realizar no futuro.

A Senhora Vereadora da Educação, Aurora Vieira, apresentou os princípios motivadores da participação na Rede de Cidades Educadoras, salientando que Gondomar se quer afirmar como um Município de boas práticas Educativas e de inclusão transversais ao exercício de uma cidadania ativa e participativa e ao desenvolvimento de um trabalho autárquico com a intencionalidade de que se todos aprendemos e ensinamos pela ação então só é possível agir com uma estratégia de intervenção enquanto agente proativo como CIDADE EDUCADORA.
Valorizou este ano de participação na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras como tendo sido uma mais-valia de conhecimento pessoal e desenvolvimento e aprendizagem coletiva.

Enquadrou a temática do encontro, “Caminhos para a Inclusão na Construção de uma Geração D’Ouro” no desenvolvimento estratégico das políticas educativas municipais. Sendo o logotipo do Município Gondomar D’Ouro; considerando a tradição do trabalho dos metais preciosos e da filigrana; e o ser um território banhado pelo Rio Douro, os programas educativos são genericamente designados de “Geração D’ Ouro” visando a integração e o sucesso para todos os alunos em estabelecimentos de ensino do Concelho e em particular a Inclusão, com um plano estratégico para a inclusão sustentável.
Deu ainda a conhecer alguns dos projetos mais emblemáticos desenvolvidos pela autarquia, dando enfase aos projetos Orquestra Geração D’Ouro e Percursos D’Ouro apresentados posteriormente na conferência.

Gondomar Cidade Educadora: “Caminhos para a Inclusão na Construção de uma geração D’Ouro”, foi o tema abordado pelos convidados, intervenientes e co-responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que apresentaram uma reflexão sobre os projetos Orquestra Geração D’Ouro e Percursos D’Ouro, bem como o seu impacto, no Município.

Foi convidada para a apresentação do Projeto Orquestra Geração D’Ouro, a Diretora do agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova, Aida Machado e para a apresentação dos Percursos D’Ouro, o Presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, José Andrade e a Diretora do Centro Formação Profissional de ourivesaria-Cindor, Eunice Neves.

A Orquestra Geração D’Ouro é um projeto que visa a integração social e o sucesso educativo de crianças e jovens mais vulneráveis do ponto de vista social e educacional por via do desenvolvimento cultura que tem como objetivos: -combater o abandono e insucesso escolar; -promover o trabalho de grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania; – contribuir para a construção de projetos de vida.

O Percursos D’Ouro é um projeto dirigido aos alunos do 1 º ciclo do concelho que consiste em organizar visitas, 8 percursos previamente definidos pelas 7 freguesias e um na sede do Municipio, com o objetivo de garantir a descoberta e o conhecimento do património natural, cultural e artístico do município onde vivem e estudam, através de visitas a instituições, empresas, monumentos e outros locais de interesse e que culmina com uma viagem para todos os alunos do 4º ano no Rio Douro entre as margens de Gondomar.

A reunião da RTPCE teve como pontos principais: A informação sobre a Rede Lusófona de Cidades Educadoras; a informação da próxima Reunião da Assembleia-Geral da AICE, em Março de 2017, em Lisboa; A aprovação dos Relatório de Atividades RTPCE 2015 e do Plano de Atividades RTPCE para 2016. Foi feita a atualização da informação sobre XIV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em Rosário – Argentina. Foi dado a conhecer o Relatório de Avaliação do Congresso Nacional de Almada, bem como esclarecidos aspectos para as candidaturas à realização do Congresso de 2017.

Após o almoço, os participantes foram convidados a efetuar parte de um percurso D’Ouro visitando o Centro de Formação Profissional Cindor e a Casa Branca de Gramido, conhecendo assim também um pouco do concelho de Gondomar.