RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Encontro Nacional da Rede Portuguesa Cidades Educadoras – Braga, 03 de julho de 2015

Com a presença de 55 representantes de 27 Municípios, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), teve lugar em Braga, no dia 3 de julho de 2015, o Encontro Nacional desta Rede Territorial de Cidades Educadoras.

09-07-2015    Encontro

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio iniciou a sessão de abertura dando as boas vindas a todos os presentes, salientando o papel de Braga como Cidade Educadora, que tem como objetivo tornar as comunidades educativas do concelho em “espaços vivos de participação ativa em comum e de forma transversal a todas as áreas de gestão municipal”. Referiu o trabalho na área da Educação em todas as suas componentes – formal, não formal e informal. Salientou ainda que, este Encontro Nacional da RTPCE constitui uma oportunidade de aprendizagem, de partilha de experiências e de projetos que podem ser aplicados por cada Município, cada um no seu contexto.

Seguiu-se a intervenção da Senhora Vereadora de Braga, Dra. Lídia Dias, que salientou o grande objetivo das Cidades Educadoras – trabalhar para a “criação de cidades participadas, inclusivas e adaptadas, que consigam responder aos problemas que os cidadãos enfrentam todos os dias”.

Em seguida foi feita uma apresentação pela Arquiteta Fátima Pereira, técnica do Planeamento Estratégico da CM Braga, intitulada “Cidades Adaptadas (áveis): Cidades Participadas” I Cidades Inclusivas I Cidades Educadoras. Esta apresentação teve como foco principal o PDM de Braga, repartido em 4 Eixos principais, refletindo os Princípios da Carta das Cidades Educadoras e integrando alguns Projetos da cidade de Braga nestes Eixos:

1 – Braga, um Município onde queremos viver;
2 – Braga, um Concelho que queremos visitar;
3 – Braga, um território para investir;
4 – Braga, rumo à centralidade ibérica.

A reunião da RTPCE teve como pontos principais a apresentação da matriz/documento final “Contributos para a Construção de um Projeto Educativo Local de uma cidade Educadora”- produzido pelo Grupo de Trabalho Temático –PEL, constituído por um grupo restrito de seis municípios, iniciado em 2012 e que reflete um referencial teórico – prático para a construção de um PEL, assente na Carta de Princípios das Cidades Educadoras. Foram ainda divulgados os pontos de situação dos outros dois Grupos de Trabalho Temáticos – Inclusão e Democracia e Participação.

Foi feita a atualização de informação sobre o VI Congresso Nacional das Cidades Educadoras – Almada, 11,12 e 13 de novembro de 2015.

Aprovação das alterações aos Regimentos da Comissão de Coordenação e RTPCE, assim como do Regulamento do Boletim desta Rede.
Foram dadas informações sobre o Comité Executivo e Assembleia Geral da AICE – Turim, março de 2015.

Informação sobre as novas adesões dos municípios portugueses, com declaração dos representantes dos municípios presentes – Ponta Delgada e Valongo.

Após o almoço, os participantes foram convidados a visitar o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, local onde decorreu o evento, as Ruinas Romanas de Cividade e o Santuário do Bom Jesus de Braga.