RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Convite: Conferência Internacional de Educação «Moving and Learning Outside»

Nos dias 27 e 28 de março de 2020, realiza-se em Torres Vedras a Conferência Internacional de Educação “Moving and Learning Outside - Brincar | Atividade Física | Aprendizagem | Ar livre”.

20-01-2020    Sin categoría

A conferência é o resultado do Projeto Erasmus+ “Moving and Learning Outside” (MLO), coordenado pelo Município de Torres Vedras em parceria com o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, a Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana (Portugal), Jardim de Infância Matije Gupca (Croácia), Jardim de Infância Naba (Estónia), ONG “Playing” (Grécia) e a Universidade Queen Maud (Noruega).

O principal foco desta conferência, que traz a palco oradores de renome mundial com uma grande experiência nesta temática, centra-se na promoção de uma mudança cultural sobre o paradigma da aprendizagem e desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar e 1º ciclo, rumo a uma educação mais amiga da criança, do brincar e da natureza.

Atualmente, devido à oferta educativa e ao contexto familiar, as crianças passam uma grande parte do dia em atividades internas organizadas e planeadas por adultos. O estilo de vida sedentário e a inatividade física estão ligados aos muitos problemas de saúde e excesso de peso que afetam as crianças. Além disso, uma sociedade superprotetora, em relação à segurança das crianças, levou, nas últimas décadas, à transformação das instituições educativas, formatando os seus espaços exteriores e retirando todos os seus componentes naturais, mudando assim a maneira como as crianças brincam e percecionam o ambiente que as rodeia. No entanto, os estudos sugerem que a brincadeira ativa ao ar livre, preferencialmente em ambientes naturais, produz benefícios a vários níveis, essenciais para o desenvolvimento integral da criança.

O Município de Torres Vedras convida todos os docentes, técnicos municipais, estudantes e demais interessados a participarem nesta Conferência através do preenchimento do formulário de INSCRIÇÃO até dia 19 de março https://movingandlearningoutside.eu/international-conference/registration/.

O programa da conferência, local de realização e outras informações podem ser consultados no website https://movingandlearningoutside.eu/international-conference/.