RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Carta aberta do Presidente da Câmara Municipal da Guarda Dr. Álvaro dos Santos Amaro

O Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Álvaro dos Santos Amaro, convida a estarem presentes na Guarda para participarem no VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa.

17-04-2017    Sin categoría

A Guarda, situada numa das encostas da Serra da Estrela, é a cidade mais alta de Portugal com 1.056 metros de altitude. Um hino ao granito, é chamada a cidade dos 5 F’s – Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa- possuidora de um vasto património cultural e arquitetónico, rodeada por grandiosas paisagens que no inverno se cobrem majestosamente com um manto brarco.

É com grande orgulho que o Município da Guarda organizará o VIl Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras que se realizará nos días 25, 26 e 27 de maio de 2017, no Teatro Municipal da Guarda.

Este Município, a que honrosamente presido, segue urna orientção estratégica que dá unidade ao sistema humano, social e cultural em parceria com todos os atores locais públicos e privados, olhando para o capital humano como um dos mais importantes recursos de desenvolvimento sustentável e duradouro.

O conceíto de Cidade Educadora convida-nos a pensar a cídade como um lugar de aprendizagem permanente de diálogo, adotando estratégías locais potenciadoras dos valores da cidadania democrática, atendendo as repercussões do ambiente urbano no desenvolvímento dos cidadãos, combatendo a segregão de pessoas e culturas, operando um planeamento urbanístico atento às necessidades de cada indivíduo permitindo o seu crescimento pessoal, social, moral e cultural para que a cidade seja toda ela um espaço educador.

A Educação é uma prioridade concretizada na aposta em investimentos nas dimensões material e imaterial, criando condições para um sistema educativo público cada vez com mais qualidade, inclusivo e participativo. É entendida como o principal pilar do desenvolvimento integrado, materializando as ações no terreno, com urna base prospetiva local das realidades onde se insere.

A escolha do tema ldenticidades para o Congresso pretende fomentar uma reflexão sobre o conceito e compreender o que está a ser feíto a nível nacional e internacional para criar ou reforçar a identidade das cidades e tirar condusões que possam servir de apoio a projetos futuros, assente no pressuposto da necessária recetividade do indivíduo ao novo, conhecendo e experimentando outras identidades como forma de valorizar a diversidade.

É com enorme honra que vos convido, desta cidade altaneira, a estarem presentes neste Congresso, num reconhecimento e afirmação da importância dos Princípios da Carto das Cidades Educadoras para o exercício do Poder local Democrático, em nome de todos e para todos, na construção de uma cidade educadora como tarefa mobilizadora nunca concluída.

Sejam bem-vindos à cidade mais alta de Portugal!

O Presidente da Camara Municipal da Guarda
Dr. Álvaro dos Santos Amaro

Apresentação de experiências