RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Vitória tem motivos para comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras

27-03-2019    Sin categoría

Você sabe por que Vitória é uma cidade educadora? Porque proporciona aos moradores várias oportunidades de aprendizagem na vivência e no cotidiano da cidade. Nesta sexta-feira (30), é comemorado o Dia Internacional das Cidades Educadoras.

Vitória, como sede da rede brasileira, tem sido reconhecida internacionalmente pelas ações desenvolvidas em diversas áreas. Veja abaixo:

Diversidade

O projeto «Penso, logo respeito», de incentivo à diversidade racial no Cmei Doutor Thomaz Tommasi, em Joana D’Arc, ganhou destaque no programa de Fátima Bernardes, na TV Globo.

As professoras e a pedagoga da unidade decidiram investir no tema quando viram que as crianças não aceitaram muito bem ao ver fotos de príncipes e princesas negros. «Eles tinham uma visão dos desenhos da Disney, com personagens brancos, louros, de cabelo liso e olhos claros», explicou a professora Lívia Costa Araújo.

Por isso, foi realizado o trabalho de resgate da autoestima e valorização da beleza e da cultura do povo negro.

Esporte e lazer

Vitória tem várias atividades de esporte e lazer que proporcionam qualidade de vida e saúde, além de maior envolvimento do morador com os espaços públicos.

Como muitas pessoas não conseguem praticar atividades físicas durante o dia por conta do trabalho, a Prefeitura oferece diversas aulas noturnas de ginástica, natação, circuito, hidroginástica e dança. O projeto Aeróbica Noturna, que conta com 20 núcleos espalhados pela cidade, também foi ampliado.

Os moradores aproveitam as 49 Academias Populares da Pessoa Idosa, duas Academias Praça Saudável (Goiabeiras e Tancredão) e sete Academias Populares (Horto de Maruípe, Ilha de Santa Maria, Itararé, Resistência, Santo Antônio, São Pedro e Tabuazeiro).,

Participação de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes também têm voz nas ações e são incentivadas em vários movimentos. Por exemplo, na X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória, que aconteceu este mês, eles participaram ativamente das mesas de discussão sobre as políticas públicas para esse público.

No último dia 20 de novembro, quando foi celebrado o Dia Mundial da Infância, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças e adolescentes estudantes da rede municipal de ensino de Vitória viveram a gestão municipal por um dia. No fim, foi aprovada a criação de um conselho municipal de participação e protagonismo infantojuvenil de gestão da cidade.

Educação para o trânsito

Diversas ações de educação para o trânsito são promovidas pela Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Educação (Seme), que fazem parte do Programa “Vida no Trânsito”.

Desenvolver e reforçar valores e hábitos positivos nas crianças, de forma que elas possam refletir e melhorar a convivência no trânsito, diminuindo conflitos e acidentes. Foi com esse objetivo que a equipe de Projetos Sociais da Guarda Civil Municipal de Vitória participou do projeto Educação para o Trânsito da Escola Mundo Ciranda Educação Infantil, em Jardim da Penha.

Durante o evento, também aconteceu a formatura de escoteiros do trânsito. São 50 crianças que aprenderam sobre regras e responsabilidades no trânsito em parceria com a Guarda Municipal.

Cultura

O projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, faz um intenso trabalho de incentivo à prática da leitura em Vitória desde 1994.

Só em 2018 teve um público de 9.132 participantes em 96 apresentações de contação de histórias, peças teatrais baseadas em livros, oficinas e cursos para contadores de histórias, oficina de poesia, círculo de leitura, encontro com escritores, sarau poético e leitura em parques e praças.

Projetos apresentados em Congresso Internacional

No XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em novembro deste ano, representantes da Prefeitura de Vitória apresentaram projetos que se destacam por reforçar a sensação de que a cidade é de cada um dos moradores, um dos princípios de uma «cidade educadora».

Ao final do Congresso, Vitória e as demais cidades integrantes da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) assumiram compromisso com os princípios e valores expressos na Carta das Cidades Educadoras, que consagra o direito à cidade educadora a todos os cidadãos e cidadãs.

Sobre as Cidades Educadoras

O movimento foi iniciado em novembro de 1990, na cidade de Barcelona (Espanha), onde representantes de vários países reconheceram o papel educativo da cidade, que é um espaço cultural de aprendizagem permanente por si só.

Em 1994 foi fundada a AICE, da qual Vitória é associada desde 2012. Além disso, Vitória é a sede da Rede Brasileira de Cidades Educadoras no triênio 2017-2020 e integra o Comitê Executivo internacional da AICE.

O Comitê Gestor Intersetorial Vitória Cidade Educadora, criado pelo decreto 17.415/2018, reúne representantes de várias secretarias municipais com o objetivo de monitorar e acompanhar as políticas públicas municipais no assunto.