RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Vitória apresenta Cidades Educadoras e Vida no Trânsito no Paraná

Vitória apresentou a experiência de implantação de políticas públicas de mobilidade segura e sustentável, a partir da Rede Brasileira de Cidades Educadoras e Vida no Trânsito em evento no Paraná.

08-06-2018    Conscientização   Exposição   Mobilização   Palestra

Representantes da Prefeitura de Vitória estiveram no Paraná no dia 25/05, participando do I Fórum Internacional Programa Vida no Trânsito para troca de experiências. O evento foi organizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná, em parceria com Itaipu.

Vitória apresentou a experiência de implantação de políticas públicas de mobilidade segura e sustentável, a partir da Rede Brasileira de Cidades Educadoras e Vida no Trânsito. Quem apresentou os dados foi o técnico educacional do Observatório de Indicadores de Vitória da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação, Ramires Maurício Brilhante.

«Uma cidade se torna educadora num processo dialógico e intencional que não tem fim, atua continuamente para transformar os seus espaços em educadores. Trata-se de considerar a função pedagógica em todos os processos urbanos. Vitória está nesse processo desde 2013 e temos muita coisa para compartilhar, principalmente, nessa interlocução com o Vida no Trânsito e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)», disse Brilhante.

 

Objetivos

O Observatório de Indicadores de Vitória acompanha a evolução de diversas políticas públicas de promoção da mobilidade segura e sustentável por meio de indicadores. Com isso, pretende-se medir o progresso de Vitória nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), no caso específico, dentro do objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

 

Observatório

Portal do Observatório de Indicadores é um instrumento de controle social e de suporte à tomada de decisão, mantido pela Prefeitura de Vitória, em conformidade com o decreto nº 17.289/2018, que trata da Política Municipal de Monitoramento de Indicadores.

 

Vida no Trânsito

A violência envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres é uma grande preocupação. Para ajudar a contê-la, a Prefeitura de Vitória investe no projeto «Vida no Trânsito», uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A iniciativa faz parte da programação da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo, até 2020, diminuir acidentes nos 10 países que concentram metade das mortes no trânsito registradas em todo o mundo. O Brasil é o quinto no ranking, atrás de China, Índia, Rússia e Estados Unidos. O projeto foi lançado em Vitória em março de 2013.

 

Cidades Educadoras

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a contar de 2017, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

 

Publicada em 25/05/2018, às 18h18

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM Acesse aqui!