RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Técnicos de Vitória conhecem projeto Pedestre Idoso em Porto Alegre-RS

 

Grupo de técnicos das áreas de educação, saúde, assistência social e guarda municipal de Vitória (ES) acompanham, em Porto Alegre, atividades de prevenção a acidentes envolvendo idosos, principalmente em relação a atropelamentos, além de conhecer outros projetos desenvolvidos pelas diversas secretarias da Prefeitura. O projeto Pedestre Idoso foi inserido em 2016 no Programa Vida no Trânsito, iniciativa da Prefeitura pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio do Detran, e já é referência em outras capitais brasileiras. O grupo de técnicos, que chegou na quarta-feira, 12, segue na Capital até esta sexta-feira, 14.

Luciana Pereira, agente da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC, lembra que o Projeto Pedestre Idoso foi apresentado no VII Encontro de Cidades Educadoras, realizado no ano pFoto: Claudio Furtado/ EPTC PMPAassado, em Vitória (ES): “A partir deste evento, representantes de diversas cidades do Brasil se deram conta que também possuem realidade semelhante em relação a atropelamentos com idosos. Assim, tiveram interesse em conhecer de perto o trabalho realizado aqui em Porto Alegre, em medidas para prevenir e reduzir estes tipos de acidentes. É o que está acontecendo, aqui, e agora, com os representantes da prefeitura capixaba.» Na visita participa,  também, o representante da secretaria de gestão estratégica e responsável pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Ramires Brilhante.

A técnica Jacira dos Anjos, da área de saúde da Prefeitura de Vitória, ressalta a importância desta parceria com a Prefeitura de Porto Alegre: “Vitória tem uma população de cerca de 400 mil habitantes. No ano passado, das 34 vítimas fatais no trânsito, 13 envolveram idosos, em razão de atropelamentos, sendo 11 deles acima de 75 anos. É uma situação que nos preocupa bastante, mesmo com os nossos esforços nesta área. Com o conhecimento mais aprofundado do Programa Vida no Trânsito, aqui de Porto Alegre, que é referência nacional, certamente vamos somar esforços em benefício da prevenção da vida”, destaca.

Os agentes Eduardo Souza e Luciana Pereira acompanham os técnicos de Vitória nas diversas atividades em Porto Alegre. Na EPTC, foram recebidos pelo secretário municipal da Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello. “É uma troca de experiências muito positiva, pois a principal meta deste encontro é comum a todos nós, que é de trabalhar sempre pela preservação da vida no trânsito. A partir do Fórum Nacional de Secretários, e dirigentes públicos da mobilidade urbana, é incentivado este tipo de troca de experiências”, afirma o secretário.

Além de Jacira dos Anjos, participam da comitiva capixaba os seguintes técnicos: Brunela Teixeira, área de assistência social; Truman José Vieira, educação; Bruno Medeiros, segurança; Adriana Sossai, educação para o trânsito; e Paulo Rogério Cândido, gerência estratégica.

 

 

                                      Iniciativa desenvolvida pela EPTC objetiva a prevenção de acidentes

 

publicado em 13/06/2019 15:48:27

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=999203364&TECNICOS+DE+VITORIA+CONHECEM+PROJETO+PEDESTRE+IDOSO