RED TERRITORIAL

Ver todas las Redes

Rede Brasileira de Cidades Educadoras

© Prefeitura de Porto Alegre

Rede Brasileira de Cidades Educadoras reforça parcerias com novos municípios e estreita laços com pioneiros do movimento no Brasil, Porto Alegre-RS.

 

A Rede Brasileira de Cidades Educadoras – REBRACE vem trabalhando de forma organizada e planejada para seu crescimento e consolidação em todo o território nacional. Mas não é só de expectativa de futuro que vive uma rede, mas de cuidar e celebrar sua história de sucesso.

Os coordenadores da REBRACE, Ramires Mauricio Brilhante e Paulo Rogério Candido deslocaram-se da atual cidade sede da Rede Brasileira, Vitória-ES, para o Rio Grande do Sul com uma dupla missão. A primeira de alinhar e potencializar ainda mais as novas cidades do interior gaúcho, Marau e Soledade, que se tornaram membros no decorrer do último período com o apoio da Universidade de Passo Fundo-UPF. A segunda de ampliar ainda mais a rede de articulação e troca de experiência com a cidade pioneira do movimento educador no Brasil na década de 90, Porto Alegre.

Com as jovens cidades integrantes e a UFP discutiu-se questões de planejamento, mobilização, organização, de reafirmação da força e potência dos valores educadores (Carta das Cidades Educadoras) como ação transformadora da realidade. Debateu-se também a possibilidade da construção de uma formação temática em Cidades Educadoras com suporte da UPF. Esta formação teria viés integrador, daria conta das realidades regionais, desafios e potencialidades da diversidade dos municípios brasileiros.

 

 

Já com Porto Alegre fez-se um resgate da própria identidade de cidade educadora presente no cotidiano do município. A própria Rede tem consciência de que em um país de dimensões continentais como o nosso, polos regionais como Porto Alegre são essenciais para a irradiação de experiências positivas e transformadoras. Porto Alegre tem impactado continuamente seu entorno, havendo no Rio grande do Sul 6 Cidades Educadoras e um núcleo de pesquisas acadêmicas sobre o tema, na UPF, o que dá margens para a organização de uma rede regional. A pró-atividade dos gestores e a disposição em construir um ambiente com valores educadores reforçou os laços entre gestão municipal, Rede Brasileira de Cidades Educadoras e Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE.

 

 

A reunião com o Vice-Prefeito Gustavo Bohrer Paim foi extremamente positiva e natural, facilitada pela sua compreensão dos valores e do direito à uma Cidade Educadora, principalmente pela sua vivência como professor e jurista. Com o Secretário de Educação e representante político do Cidade Educadora do município, Adriano Naves de Brito, teve a mesma receptividade e facilidade de trato e resolução. Percebeu-se na reunião com o secretário a valoração ética das questões e a busca por soluções eficientes.

A visita aos articuladores da rede de cidades educadoras no Rio Grande do Sul toma contornos extremamente positivos. Vislumbra-se um futuro pleno para as Cidades Educadoras Brasileiras, respeitando uma história consolidada e bem gerida.

 

 

Paulo Rogério Candido

REBRACE