<< La voix des maires

Setúbal

Adjoint au Maire à l'Éducation, M. Ricardo Oliveira

Na qualidade de membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2012, o Município de Setúbal congratula-se com a celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, no próximo dia 30 de novembro.

Assim, associamo-nos a este dia com um conjunto de iniciativas a decorrer ao longo da semana, divulgando os princípios enunciados na Carta das Cidades Educadoras, com ações junto da comunidade educativa e da população em geral.

Com os mais jovens vamos promover debates e encontros com a presença dos eleitos municipais, procurando estreitar os laços e a confiança entre o poder local e a população mais jovem, num exercício de reforço da cidadania.

A beleza que nos é transmitida pela paisagem natural – Setúbal é banhada pelo rio Sado e rodeada pelo Parque Natural da Arrábida – tem atraído para a nossa cidade gentes de outros lugares, quer do país quer do estrangeiro, trazendo a riqueza da sua cultura, hábitos, costumes e tradições.

Sendo Setúbal um Município multicultural, questões como a identidade, a igualdade, a participação e a cidadania são fulcrais numa cidade que se quer plural e inclusiva.

Reconhecendo a importância do papel da educação, como motor e alavanca do desenvolvimento e fator decisivo na elevação na qualidade de vida dos munícipes, o executivo municipal, na sua ação governativa, tem procurado complementar e enriquecer a aprendizagem formal, criando condições e recursos para dotar os equipamentos municipais (museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais) para que funcionem como autênticos laboratórios de aprendizagem.

A preservação da memória e o conhecimento do património natural e cultural ajudam-nos a compreender quem somos e como somos, numa busca constante de contribuir para a construção de uma sociedade mais conhecedora, mais participativa, mais justa, mais solidária e mais humanizada.

É neste sentido que, no dia 30 de novembro, decidimos aplaudir toda a comunidade educativa, num aplauso coletivo de agradecimento a todos aqueles que de uma forma direta ou indireta transformam Setúbal, construindo uma cidade educadora, capaz de corresponder aos novos desafios da sociedade atual.

Suivez notre Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AIVE
  • Association Internationale des Villes éducatrices
  • Avinyó 15, 4ème étage, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa