Manifesto

Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras

Manifestamos o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável e, concretamente trabalhamos para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todas e todos e ao longo da vida, como motor de desenvolvimento pessoal e coletivo e de transformação urbana em prol de cidades mais justas, solidárias e interculturais. Cidades em que todas as pessoas gozem de plena igualdade e sejam capazes de dialogar e conviver no respeito  pelas diferenças.

Atualmente, podemos afirmar, sem receio de nos enganarmos, que a educação atravessa os muros da escola e se  estende a toda a cidade, impregnando os seus bairros, espaços públicos e instituições. No entanto, constatamos ainda que nas cidades persiste a existência de muitos fenómenos e fatores deseducadores.

Conscientes destes desafios e reptos que enfrentamos, comprometemo-nos com convicção e vontade a combater estes fenómenos regressivos, propondo um modelo político de cidade que coloca as pessoas no centro das nossas prioridades e que atuando a partir da educação, dá coerência, sentido e dinamismo às ações a desenvolver, como ferramenta de transformação social, de coesão e de respeito mútuo.

As cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura, desporto…

Trabalhamos, portanto, para democratizar o acesso a todos os bens da cidade, para que cada um dos seus espaços seja fonte de educação e para que todas as pessoas possam viver, disfrutar e emancipar-se, aproveitando ao máximo as oportunidades que a cidade oferece para alcançar as suas expectativas com uma atitude cívica e democrática. Uma cidade respeitadora para com o ambiente e que dialoga com as cidades e áreas rurais que a rodeiam.

Apostamos numa democracia participativa somando as propostas e o esforço da sociedade civil para construirmos juntos cidades melhores, que não deixem ninguém para trás. Para alcançar este ambicioso objetivo, comprometemo-nos com a educação cidadã e com o estabelecimento dos mecanismos necessários para elaborar, implementar e avaliar as políticas públicas, contando com a participação de uma cidadania ativa, dotada de espírito crítico, comprometida e corresponsável.

Este é o caminho que cidades muito diversas, de todos os continentes, compartilhamos e que leva já mais de 25 anos de trajetória desde a proclamação da Carta de Cidades Educadoras. Neste sentido, queremos juntar-nos à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora com o desejo de contar cada vez mais com a colaboração de mais pessoas, associações, empresas, instituições, etc. trabalhando com entusiasmo por uma educação integral, renovada e emancipadora. E convidamos todas as cidades, grandes e pequenas, de todas as latitudes a unirem-se a esta aposta audaz e esperançosa de construir Cidades mais Educadoras para um mundo melhor.

Sigue o nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa